Projeto Político Pedagógico

quarta universitaria

Por Daniel Massolla

Nesta Quarta Universitária, abordaremos o Projeto Político Pedagógico.  Esse Projeto é fundamental para o curso de graduação, e deve ser construído de forma coletiva e democrática. O objetivo deste post é incentivar os leitores a procurar mais informações sobre o projeto político pedagógico de seu curso.

O que é o PPP?

  É um documento que tem a finalidade de explicar o caráter intencional da instituição com relação à formação do cidadão e do profissional para sua correta atuação no mercado de trabalho, de acordo com princípios éticos e humanísticos.  Basicamente, o documento representa uma síntese do curso de graduação em termos de objetivos, visão acadêmica, organização didático pedagógica e de compromissos com a sociedade, e principalmente, com a formação do cidadão e profissional engenheiro civil.

O projeto deve ser político para resguardar o compromisso institucional com a formação do cidadão, e pedagógico para possibilitar a formação do profissional participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo.

Todo curso tem que ter o PPP?

 A legislação atual coloca como exigência para os cursos de graduação, a elaboração de um Projeto Político pedagógico “que demonstre claramente como o conjunto das atividades desenvolvidas garantirá o perfil desejado de seu egresso e o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas”.

Onde posso encontrar o Projeto do meu curso?

Muitos cursos de graduação disponibilizam o projeto no próprio site para visualização. No curso de Engenharia Civil da UFJF, o documento pode ser visto na coordenação.

 Por que é importante ter conhecimento do PPP?

Simplesmente porque é um dos documentos de maior interesse aos alunos. Nele, além dos objetivos do curso e da determinação do perfil geral e específico do egresso, estão especificadas a organização didático-pedagógica e a estrutura curricular do curso de graduação. Também são tratados temas como sistema de avaliação e flexibilização do currículo. É fundamental que os alunos conheçam o PPP do curso para que possam verificar não conformidades, revindicar direitos e ajudar a construir melhorias para o mesmo.

É também objetivo do projeto político pedagógico traçar diretrizes visando criar um ambiente no qual professores e alunos envolvidos num processo mais atual de ensino/aprendizagem, possam conviver em harmonia, tendo como meta a excelência da formação. Deve-se proporcionar aos estudantes de graduação e de pós-graduação uma educação – ensino, pesquisa e extensão – de qualidade, por meio de tecnologias modernas e de professores e servidores comprometidos com a humanização, a ética e a responsabilidade social.

3,

Fonte: Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s