Ponte de Millau: a ponte mais alta do mundo

15543Inaugurada em dezembro de 2004, próximo à cidade de Millau, essa gigantesca estrutura de 343 metros de altura e 2,5 km de extensão,  faz a travessia do vale do rio Tarn ligando a França à Espanha. Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, sua altura supera a da Torre Eiffel e exigiu o desenvolvimento de novas técnicas de engenharia em sua construção. Não é a toa que ela detém o título da ponte mais alta do mundo.

800px-Viaduc-Millau_Pile-P2_Eiffel.svgA ponte é formada por oito trechos construídos em aço, suportados por cabos estaiados escorados em sete pilares de concreto armado. A pista pesa 36.000 toneladas, e tem 2460 m, com 32 m de largura por 4,2 m de altura. Forma a maior pista suportada por cabos do mundo.  A pista de rolagem tem uma declividade de 3% do sul para o norte, com curvas suaves de 20 km de raio, o que dá aos motoristas excelente visibilidade. Comporta duas faixas de tráfego de cada lado.

viaduto-milau-32-g

Construção da ponte

Os pilares medem de 77 até 246 m, com a seção variando de um diâmetro de 24,5 m na base até 11 m no alto. Cada um pesa 2230 toneladas. Os pilares foram construídos primeiro, juntamente com pilares adicionais e temporários em aço, então as rampas deslizaram por eles a uma velocidade de 600 mm a cada quatro horas, pela força de macacos hidráulicos guiados por GPS.

A construção dos pilares enfrentou dificuldades. Segundo geólogos, a zona de Millau é propensa a desabamentos de terra; tanto é que 4000 m³ de terra caíram sobre o primeiro pilar. O acidente não prejudicou a estrutura, mas deslocou mão de obra e esforços para desafogar o pilar.

O piso da ponte foi construído no solo, no final do viaduto e deslocado lentamente de uma torre até a outra, com oito torres temporárias, em aço, provendo sustentação adicional.

A Millau já foi palco de alguns eventos esportivos, como o Tour de France, tradicional corrida de ciclismo, e a 100 Km Millau, uma ultramaratona. O monumento é tão importante para os franceses, que há até uma loja de suvenirs com camisetas, chaveiros e canecas com desenhos da ponte.

Confira abaixo uma galeria de fotos dessa estrutura magnífica:

Fonte: Casa e Jardim, Metalica

Anúncios
Postado em Sem categoria

Um pensamento sobre “Ponte de Millau: a ponte mais alta do mundo

  1. Pingback: 10 grandes obras da engenharia moderna | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s