Carreira: Projetista de estruturas metálicas

CalculistaEste é o profissional responsável por definir o partido estrutural da obra, os materiais que serão utilizados e os sistemas de ligações a serem adotados.

A busca por obras mais rápidas e industrializadas abriu espaço no mercado para os projetistas de estruturas metálicas. Se antes a utilização do aço em estruturas era vista como uma solução cara, hoje se destaca por vantagens como esbeltez, limpeza, precisão e uso menor de mão de obra, cada vez mais escassa na construção civil brasileira. Com isso, passou a ser mais comum a aplicação do sistema em edificações, principalmente comerciais e de varejo. No segmento residencial, viabilizar a tecnologia é tarefa mais difícil devido à necessidade de desembolso inicial muito alto e por serem obras baseadas em cronogramas físicos e financeiros relativamente extensos.

“A aplicação do aço já está consolidada no mercado de galpões e estruturas industriais, mas nos últimos dois anos se nota um grande aumento da procura por soluções em aço e mistas (aço e concreto armado) para o mercado imobiliário, especialmente shopping centers e edifícios comerciais”, conta Ronaldo Soares, da Comissão Executiva do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA).

Em geral, esses profissionais são engenheiros civis, com experiência em cálculo estrutural e especialização em estruturas de aço, uma vez que nas grades de disciplinas das universidades o tema pode ser pouco abordado. O ideal é que conheça também outros tipos de estruturas, pois vem sendo comum o uso de estruturas mistas para acelerar a construção dos empreendimentos.

Entre as suas atribuições, a principal é a elaboração do projeto básico da estrutura. Nele, há informações como concepção da estrutura (locação de vigas e colunas, posicionamento de pórticos e/ou estruturas especiais, definição do tipo de material a ser utilizado), dimensionamento das peças (vigas e pilares), cálculo das principais ligações, dimensionamento de chumbadores e geração de lista de material.

Mas não é só isso. O projetista de estruturas metálicas também elabora o memorial de cálculo, faz o detalhamento para fabricação dos diagramas de montagem, as verificações de projeto, participa da compatibilização com outras disciplinas e do acompanhamento da execução da obra. “Predominantemente, o profissional desempenha suas atividades no escritório, porém visitas a obras são de grande importância para verificar se as condições de projeto estão sendo atendidas e também para esclarecimentos às equipes de campo”, afirma Rosane Bevilaqua, que também faz parte da Comissão Executiva do CBCA e é calculista de estruturas.

Vale lembrar que a relação do projetista e do arquiteto é bem próxima, principalmente quando a concepção arquitetônica está baseada na estrutura metálica. O arquiteto precisa ter conhecimentos básicos de resistência e comportamento estrutural; o calculista, habilidade para otimizar o projeto sem esquecer o partido arquitetônico.

Projeto EstruturaUm dos mecanismos que vêm facilitando essa relação é o Building Information Modeling (BIM). Hoje, já é considerado um diferencial se o profissional tem o domínio não só na utilização de softwares de cálculo de estruturas de aço, como também de modelagem. A tendência é que futuramente o conceito seja utilizado também para o planejamento da fabricação da estrutura, o transporte, a montagem das peças, assim como a fase de vida de uso útil com a devida manutenção.

Por isso, a atualização constante é imprescindível ao projetista de estrutura metálica, uma vez que normas técnicas, softwares e tecnologias mudam constantemente. “Conhecer obras em aço e procurar informações em entidades como a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), a Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem) e o CBCA contribuem fortemente na formação do profissional”, indica Soares.

Além dos edifícios de múltiplos andares e em galpões, a estrutura em aço também pode ser usada em arcos, tesouras, sheds, cúpulas, pórticos, mezaninos e torres de transmissão. Há ainda aplicações específicas como o steel frame e o light steel frame.

Fonte: Revista Techne

Anúncios

Um pensamento sobre “Carreira: Projetista de estruturas metálicas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s