Diário de bordo: A procura por estágio

petsemfronteiras

Por Fernanda Moreira

912158_338924066230867_419282350_aOito meses já se passaram desde a minha chegada na França e enfim é a hora de fazer um estágio. Mas como consegui-lo? Hoje eu vou passar pra vocês alguns conselhos que aprendi após longos meses de procura por um estágio.

Currículo

Foto: Aqui na França, todos os currículos tem foto. Então coloque sua camisa social e tire a foto mais confiante e simpática que você puder. Não esqueça que a primeira impressão é a que fica.

le-permis-bPermis B: Esse pode ser um grande diferencial no seu currículo. Muitos estágios dão preferência para quem tem carteira de motorista em razão da mobilidade. Na Europa você pode dirigir com a carteira de motorista do Brasil, então não esqueça de trazer a sua.

Formation: Fique atento para colocar sua formação no Brasil de forma equivalente ao colocado nos currículos franceses. Por exemplo, na França no fim do “lycée” nosso “ensino médio” os alunos fazem uma prova para conseguir o diploma “bac”, que é requisito para entrar na faculdade. Para os cursos de engenharia o diploma exigido é o bac scientifique ou simplesmente “bac S”. Após isso toda a sua formação é denominada de acordo com os anos de estudo após o bac. Por exemplo:

Bac+1=primeiro ano de faculdade

Bac+2= segundo ano de faculdade

3Onde procurar?

Para aumentar sua possibilidade de encontrar um estágio procure por toda a França, não se limite a sua região muito menos a sua cidade. Durante o período de estágio não há aulas, portanto você é livre para ir onde estiverem precisando de você.

Como procurar?

Sites: A maioria dos sites das empresas já possuem um espaço onde você pode criar um perfil e procurar as ofertas de acordo com suas qualificações. Existe também um site do ciências sem fronteiras onde estão listadas várias empresas que se propuseram a selecionar bolsistas do programa.

Feiras de estágio: Essa é outra forma eficaz de encontrar um estágio. Para isso fique de olho na internet para saber onde e quando serão as feiras de estagio de engenharia mais perto de você. Geralmente elas são realizadas nas Escolas de Engenharia. Prepare-se pesquisando sobre as empresas participantes e quais são os estágios oferecidos por elas. Lembre-se de imprimir vários currículos e cartas de motivação, você também pode tomar o cuidado de comprar envelopes para cada um deles para que não amassem. Vista-se como se fosse para uma entrevista de emprego. Na feira de estágio você terá a oportunidade de fazer uma entrevista “informal” com os recrutadores, comece mostrando seu interesse pela empresa, cite alguma oferta que tenha te interessado e fale sobre suas qualificações.

Diretamente na obra: Um amigo me disse que havia conseguido seu primeiro estágio indo diretamente ao “chantier”. Essa é uma oportunidade de mostrar seu interesse diretamente à pessoa com quem você irá trabalhar. Você pode encontrar nos sites das empresas a lista de obras em andamento. É preciso lembrar de colocar um calçado apropriado para entrar na obra (nada de sapato social como na entrevista de emprego).

Entrevista

images

Em diversos sites e livros você vai encontrar todas as perguntas possíveis que podem ser colocadas durante a entrevista. Mas você não precisa saber todas elas. Pelo menos nas entrevistas que participei, o entrevistador era o próprio responsável pelo estagiário e não um especialista em RH. Então perguntas do tipo “quais são seus defeitos?” não apareceram. O interesse maior era saber se você ia ou não dar conta do serviço, então meu conselho é realmente pensar nas tarefas que você vai estar encarregado e o que elas vão exigir de você. Assim, você vai ter uma ideia de como será dirigido a entrevista. Para testar nosso comportamento, uma professora pediu que fizéssemos uma simulação de entrevista de emprego para ser avaliada pelos alunos e por ela. Foi um pouco constrangedor, mas no final descobri que não tirava as mãos do meu cabelo. Pode ser uma boa ideia pedir para alguém te avaliar para saber que tipo de impressão você está passando.

Comece o quanto antes!

Não espere a ‘oportunidade ideal’ para começar a mandar seu curriculum e carta de motivação para as empresas. Você pode começar a procurar em Novembro seu estágio de Abril. Basta especificar na carta de motivação o período em que está disponível e o tempo mínimo de estágio desejado (geralmente 2 meses). Você verá que a sua segunda tentativa será melhor que a primeira e assim sucessivamente. Com o tempo você vai ganhando experiência e aprendendo com seus erros e com os dos outros também.

Após conseguir o estágio

dinamica_de_grupo

Bem, agora você pode comemorar! Para formalizar seu contrato é feita uma convenção de estágio que deverá ser ser aprovado pelo coordenador da sua faculdade. Os estágios na França são remunerados, um mínimo de 435 euros por mês. Bem, não é nada fácil conseguir um estágio na França, mas depois de muita luta eu consegui o meu, como desenhista de projetos em um escritório em Paris. Espero que tenham gostado e boa sorte para todos na busca de um estágio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s