Bibliotecas virtuais

quarta universitaria

Nesta Quarta Universitária o Blog do PET Civil vem divulgar para os alunos de graduação uma ótima ferramenta disponibilizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mas que é pouco  difundida.
As seis bibliotecas virtuais contratadas pela UFJF, são uma grande fonte de informação e acesso a periódicos, e-books, normas técnicas, documentos, imagens, gráficos e tabelas,  que proporcionam  ao aluno a obtenção de uma grande quantidade de conteúdo acadêmico exclusivo que é necessária durante a graduação.
A seguir, conheça um pouco sobre esses serviços de bancos de dados com vastos acervos:

Biblioteca Virtual Pearson 3.0

BV30A Pearson é a maior empresa do mundo dedicada a soluções educacionais. Em 2004 a empresa lançou a Biblioteca Virtual Universitária (BVU), disponibilizando livros em formato digital e em português. Atualmente ela é um dos mais completos acervos digitais em língua portuguesa, abrangendo áreas como administração, marketing, engenharia, economia, direito, letras, história, geografia, jornalismo, computação, educação, medicina, enfermagem, psicologia, psiquiatria, gastronomia e turismo.
Além do benefício de poder contar com um grande acervo, a Biblioteca Virtual Pearson 3.0 permite a impressão de até 50% de cada livro, porém, essa deve ser feita na Biblioteca Universitária, pois nesta plataforma os downloads não são permitidos.

Atheneu Livros Eletrônicos

196a757b4fa26c239e68858b897f3370Essa editora especializada na área de Medicina e Saúde é o maior selo de autores brasileiros dedicados a todos os ramos da ciência médica.
A Atheneu Livros Eletrônicos está ligada a em presa DotLib, que é distribuidora exclusiva das principais editoras brasileiras e internacionais, oferecendo um dos maiores panoramas de referencias bibliográficas no mundo, além de contar com um acervo de 361 livros e um catálogo que ultrapassa 600 publicações.

ABNT Coleção

gd_59vnuwA plataforma ABNT Coleção possui as normas técnicas de todos os comitês da ABNT e Mercosul, proporcionando a consulta rápida a qualquer uma dessas informações. Essa base de dados oferece acesso prático a uma coleção de normas ABNT, ISO e AMN-Mercosul.
Essa plataforma requer alguns procedimentos para o acesso, como a utilização do navegador Internet Explorer 6 ou versão superior, a instalação de um software que permite a visualização integral da norma, e a utilizaçãoo de login com os seguintes dados:

empresa: ufjf
usuário: ufjf
senha: ufjf

Vlex

vlexEssa plataforma é o mais completo banco de dados sobre assuntos ligados ao Direto. Seu conteúdo conta com mais de 45 milhões de documentos em e-books e periódicos de direito, legislação, doutrina, revistas, formulários e contratos. Seu banco de dados é ideal para centros de estudos jurídicos.

.

Heinonline

heinonline-logoA plataforma Heinonline é uma forte base de dados de fontes primárias incluindo tabelas, gráficos, fotos, notas escritas a mão, fotografias e notas de rodapé. Em 2007 ela entrou para a lista das 100 companhias com conteúdo digital mais relevante.
Em seu pacote de pesquisa de Ciência Política constam  mais de 49 milhões de páginas e 6 mil títulos de pesquisa, com clássicos dos estudos das instituições políticas da história econômica. Seu acervo no campo do Direito é composto por cerca de um milhão de artigos provenientes  de 29 países sobre mais de 90 áreas de estudos, e por cerca de 24 milhões de páginas. Essa plataforma conta com 40 bibliotecas integradas.

JSTOR

rzaeo2tu2lllzqa90b1uO conteúdo completo dessa plataforma compreende mais de mil periódicos acadêmicos e mais de um milhão de imagens e correspondências.  Ela é uma das bibliotecas mais completas do mundo, contando com um amplo conteúdo multidisciplinar que abrange mais de 50 disciplinas diferentes e ainda contém um acervo com publicações acadêmicas e outros materiais de pesquisa científica organizados sob os critérios de significância histórica dos títulos, recomendação de especialistas, número de citações e relevância para a comunidade científica.

.

Essas seis plataformas contratadas pela UFJF são gerenciadas pelo Centro de Difusão do Conhecimento (CDC) e estão acessíveis a partir do site www.ufjf.br/biblioteca. Os tutoriais para facilitar o manuseio dessas ferramentas de pesquisa e o uso máximo dos recursos por elas oferecidos são encontrados em www.issuu.com/ufjfbibliotecas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s