A importância de saber programar

quarta-universitaria4

        programar

                  Aprender alguma linguagem de programação ou saber ler um código de um programa permite o desenvolvimento do raciocínio lógico, criando uma nova maneira de pensar e enxergar as coisas ao redor, que é necessária em todos os domínios, principalmente na área de exatas. Mas esse tipo de pensamento é útil em qualquer área de trabalho, necessário até mesmo para compreender o mundo em que vivemos, onde utilizamos a tecnologia a todo o momento, seja ao acessar uma rede social, ao ler um e-mail, ao utilizar o banco, no controle do tráfego… Tudo isso foi feito por um programador, através de uma linguagem de programação.

               Nas palavras de Elena Silenok, fundadora do site Clothia.com, uma espécie de guarda-roupa virtual, “criar coisas com as mãos, ou fazer códigos, criar programas, são apenas maneiras diferentes de expressar sua criatividade”. Steve Jobs disse certa vez em uma entrevista que “todos deveriam aprender a programar, porque ensina você como pensar”.

             Nos Estados Unidos, uma organização sem fins lucrativos, a Code.org, tenta estimular o ensino de programação nas escolas.  Colaboradores como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Al Gore, Ashton Kutcher e Will.I.Am se reuniram em prol da causa e gravaram um vídeo muito interessante, onde falam da importância da programação e de como programar pode ser divertido.

O que é linguagem de programação             

        Uma linguagem de programação consiste em uma série de instruções, com regras sintáticas e semânticas, que são passadas ao computador para que o processador execute determinadas funções. É a ferramenta que os programadores usam para a codificação de instruções de um programa ou algoritmo de programação. Possuem um poder de criação ilimitado, desde jogos, editores de texto, aplicativos, sistemas empresariais até sistemas operacionais, podendo existir até mesmo linguagens para criação de inteligência artificial.

        Podem ser de baixo nível (por exemplo, a linguagem binária, que utiliza a combinação de 0’s e 1’s para formar as ordens entendíveis pelo hardware da máquina) ou de médio e alto nível (onde as ações são representadas por palavras de ordem – como faça e imprima – geralmente em inglês, facilitando assim a memorização e a lógica. Não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário um compilador para traduzi-las para a linguagem binária).

        Computer-Languages Existem várias linguagens de programação, cada uma com suas características próprias, e que serão mais ou menos adequadas para o tratamento de um determinado problema. Alguns exemplos de linguagens de programação conhecidas e populares são: Pascal, Clipper, Visual Basic, MATLAB, Java, C#, Fortran, Phyton e muitas outras.

Lógica e linguagem de programação

         O raciocínio lógico e o algoritmo que o expresse independem de linguagem de programação que se deseja aprender. Essa será apenas a ferramenta que implementará o raciocínio transformando-o em um programa de computador.

     A lógica não é absoluta, ou seja, haverá sempre várias alternativas possíveis para atingir o mesmo resultado. Mas chegar ao mesmo resultado não quer dizer que o programa esteja perfeito. Mesmo que ele rode, deixar o algoritmo o mais enxuto possível e escolher a melhor lógica possível faz toda a diferença

  O objetivo principal da lógica de programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas. De um modo geral esses conhecimentos serão de supra importância, pois ajudarão no cotidiano, desenvolvendo o raciocínio rápido.

Algoritmos

        O termo algoritmo não está ligado somente à computação. Um algoritmo é uma série de instruções que mostram como determinado problema pode ser resolvido. Uma receita de bolo, os passos a serem seguidos ao trocar uma lâmpada, por exemplo, são exemplos de algoritmos.

        Para que o computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que lhe seja fornecida uma sequência ordenada de passos. Isso é um algoritmo.

        Para a construção de qualquer tipo de algoritmo, é necessário seguir estes passos:

1 – Compreender completamente o problema a ser resolvido, destacando os pontos mais importantes e os objetos que o compõem.

2 – Definir os dados de entrada, ou seja, quais dados serão fornecidos e quais objetos fazem parte desse cenário-problema.

3 – Definir o processamento, ou seja, quais cálculos serão efetuados e quais as restrições para esses cálculos. O processamento é responsável pela transformação dos dados de entrada em dados de saída. Além disso, deve-se verificar quais objetos são responsáveis pelas atividades.

4 – Definir os dados de saída, ou seja, quais dados serão gerados depois do processamento.

5 – Construir o algoritmo utilizando um dos tipos descritos na próxima seção.

6 – Testar o algoritmo realizando simulações.

          Iniciativas como a Code.org são ótimas maneiras de incentivar e despertar o interesse em linguagens de programação. Não precisamos todos nos tornar fundadores de um site como o Facebook ou criar programas super elaborados. Mas estudar a lógica e ser capaz de desenvolver um raciocínio para solucionar problemas é necessário.

              Procure uma linguagem que lhe agrade, pesquise e aprenda sobre ela e divirta-se!

Fonte: Code, Metroblog, Code Commit, Tecnologia e Impressão de Documentos, Engenharia é

Anúncios

5 pensamentos sobre “A importância de saber programar

  1. De todos os artigos sobre ”o que é programação” que eu procurei no google (e não foram poucos) esse foi o melhor que eu li. Parabéns a redatora. (y)

  2. Comecei a programar no Code Academy. Recomendo, é muito bom!
    É muito interessante saber programar mesmo… Aprender a resolver problemas e treinar o raciocínio lógico faz muito bem.

  3. Pingback: Conheça plataformas gratuitas para aprender a programar | PET Engenharia Civil - UFJF

  4. Obrigado por este texto, assim como Simeone Marques, procurei vários artigos e este foi certamente o melhor que encontrei. Parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s