Conforto acústico

8591d4c29444_avenidapaulistavista3d

Um bom isolamento acústico é pré-requisito fundamental para habitações de boa qualidade e a exigência de se morar e trabalhar em ambientes acusticamente confortáveis vem se tornando cada vez mais frequente. Se por um lado a presença de um bom isolamento acústico pode passar despercebida, por outro, sua ausência é facilmente percebida e pode gerar intensos desconfortos aos moradores. Ninguém quer, por exemplo, escutar os impactos provenientes do movimento no andar superior, ou ouvir a conversa do vizinho ao lado. Mas, muitas vezes o problema só é percebido após a finalização da obra e solucioná-lo após a conclusão das edificações pode ser um processo bem mais difícil, dispendioso e até mesmo inviável de ser realizado. Dessa forma, é ainda nas etapas de elaboração do projeto que se deve estar atento aos mecanismos que serão aplicados de forma a diminuir a intensidade dos ruídos.

A acústica trabalha com conceitos físicos relacionados às características de propagação do som nos diversos materiais. A dissipação de energia sonora ocorre por meio da transformação da energia mecânica vibratória em energia térmica. Esse processo é importante para diminuição da reverberação do som, que impede a ocorrência de eco no interior do ambiente. A capacidade de absorção sonora varia de um material para outro, e é importante dosar o uso de cada um deles adequadamente nos forros, pisos, paredes, entre outras partes da estrutura. Mesmo o excesso do uso de materiais absorventes pode causar problemas, como o comprometimento do tempo de reverberação causando a impressão de que não há inteligibilidade mínima em uma conversa.

Ao aplicar medidas de isolamento acústico em ambientes construídos, é preciso que sejam levados em conta o uso do espaço, as taxas de ocupação, além de outros critérios como a estética e a segurança. Assim, a escolha do material e maneira de dispô-lo dependerão do que se pretende corrigir, reduzir ou eliminar. Em um ambiente grande onde é necessária a propagação dos sons por grandes distâncias, como em uma sala de aula, por exemplo, o excesso de material absorvente pode fazer com que os alunos do fundo da sala não ouçam o que o professor está falando lá na frente.

Mapeamento Acústico

Atentas a esta nova tendência de maior do conforto acústico as construtoras vem investindo em um novo processo, chamado mapeamento acústico. A ideia é fazer o reconhecimento da intensidade dos ruídos sonoros nas proximidades dos terrenos onde serão construídos seus empreendimentos. O resultado é um conjunto de pontos que apresenta a disposição dos diferentes níveis sonoros em uma determinada área geográfica.

i371980

Uma vez mapeado o local onde o edifício será implantado, os projetistas terão subsídios para projetar adequadamente os ambientes, orientando o melhor posicionamento das aberturas e a escolha de materiais que proporcionem isolamento acústico adequada.

Alternativas para diminuir o ruído

– Orientação adequada da construção – As fontes de ruídos, podem ser diversas mas, na sua grande maioria o ruído urbano é proveniente do tráfego de veículos. Dessa forma, sempre que possível é aconselhável que os edifícios habitacionais sejam orientados para os espaços públicos nos quais o tráfego seja menos intenso.

– Uso de sons naturais – Há ruídos que causam efeito contrário, de agradabilidade, é o caso do som proveniente da água em movimento, que pode ser uma estratégia usada para camuflar ruídos indesejáveis.

– Vidros duplos – são formados por duas chapas de vidro, entre as quais há uma câmara interna preenchida por ar. Sua estrutura diminui a propagação sonora.

– Pavimentos flutuantes – Evitam que os ruídos de impacto proveniente dos andares superiores atinjam os demais. Sua funcionalidade se deve a uma camada resiliente aplicada de forma contínua que forma uma espécie de vedação, esta camada absorve grande parte dos ruídos de impacto que, noutras condições, seriam transmitidos para os vizinhos. A sua instalação durante a obra tem de ser cuidadosamente acompanhada para evitar que todo o seu efeito se perca.

Painel de forro estruturado com miolo de lã de vidro

Painel de forro estruturado com miolo de lã de vidro

– Forros acústicos – dentre todos os elementos, o teto é a principal área de reflexão dos sons gerados dentro de um ambiente, esse é um dos fatores que contribuem para a popularidade dos forros acústicos.

– Atenção especial a alguns equipamentos – sistemas mecânicos de ventilação, por exemplo, instalados usualmente em banheiros e nas cozinhas, devem ter silenciadores nas saídas de ar. Além disso, nos equipamentos que, além de ruído, emitem vibrações, é essencial instalar apoios antivibratórios, é o caso de elevadores, transformadores elétricos, portas automáticas de garagem, piscinas, banheiras de hidromassagem, entre outros.

É importante ressaltar que nem todas as alternativas podem ser aplicadas em construções já finalizadas. O ideal é que o planejamento acústico seja realizado juntamente com as demais etapas da obra adequando-se à sua estrutura e funcionalidade.

Fontes: Blog Construção Sustentável, Revista Téchne

Anúncios

Um pensamento sobre “Conforto acústico

  1. gostaria de agradecer pelas dicas e aproveito para deixar aqui uma pergunta.
    Trabalho em uma creche, onde a geometria das paredes é de diametro de 6m, com h=2,25m e no forro de concreto armado em forma de abóboda, partindo do h2,25m um raio de 1,80m de altura. Ainda a ajudar, portas metálicas, piso liso, paredes lisas
    Isso provoca um tremendo eco nas salas de aula, deixando as professoras atormentadas.
    Eu estudo eng. Civil e DP obras da Prefeitura, pediu para que eu elabore um projeto, para minimizar os “ecos” mas ja avisarm que não vão contrastar empresa especializada.
    Minha idéia é revestir a abóboda com lâ de vidro ou espuma acústica, e as portas com espuma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s