Grand Prince Hotel Akasaka

Não é novidade que os japoneses estão sempre inovando, seja na construção civil, nos setores de alta tecnologia, saúde ou educação. Mas a última tecnologia criada por eles, eu garanto, vai surpreender a todos.
Tokyo, uma das maiores e mais populosas cidades do mundo, apresenta um problema comum aos grandes centros urbanos, a falta de espaço. Esse problema se evidencia ainda pior quando o assunto em pauta são as demolições de grandes edifícios. A implosão, mesmo sendo muito utilizada, ainda é um método complicado, sujo e de difícil planejamento, porém esses detalhes não representaram um problema para os japoneses, mas sim um obstáculo a ser vencido.
Durante 110 dias, os moradores de Akasaka – distrito residencial e comercial de Tokyo – verificaram que o arranha-céu Grand Prince Hotel Akasaka construído na década de 80 estava diminuindo. Isso mesmo, um edifício de 40 andares e 140 metros estava encolhendo! Mas, o susto maior foi descobrir que a redução de tamanho silenciosa, tranquila e “limpa” tratava-se de sua demolição.

Grand Prince Hotel Akasaka

Grand Prince Hotel Akasaka

Os engenheiros envolvidos nesse processo criaram um meio altamente tecnológico e ecológico de desenvolver tal atividade nas metrópoles. Eles reforçaram os últimos andares do hotel com uma estrutura de aço sustentada por macacos hidráulicos e criaram assim, um mecanismo que é uma espécie de tampa que envolve os andares que estão sendo desmontados.
Sem a utilização de nenhum tipo de explosivo, os andares são desconstruídos dentro de um espaço fechado, o que minimiza o barulho, a dispersão da sugeira e permite o aproveitamento dos resíduos, além de possuir um mecanismo de retirada de escombros que gera energia para manter a luz e a ventilação da obra.
Iniciada em novembro de 2012, a obra está prevista para terminar em junho de 2013, com um rítmo de demolição de dois andares a cada dez dias.
Confira a seguir o vídeo que apresenta um pouco do processo interno dessa obra,

Fontes G1 BomDiaRS Dailymotion

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s