Como controlar o emocional para as provas

quarta-universitaria4

Nesta quarta universitária o PET Civil preparou para você, caro leitor, algumas dicas para enfrentar o método avaliativo que causa arrepios em muitos estudantes, a prova.
Muitas vezes, alunos bem preparados em termos de conteúdo e com grande potencial já fracassaram nas provas por causa de um emocional despreparado, que no momento decisivo falha, desequilibra, confunde e atrapalha o raciocínio, pois quando ficamos nervosos, descarregamos uma grande quantidade de adrenalina em nosso organismo e essa substância deixa-o mais acelerado e incapaz de focar nos conteúdos aprendidos.
O resultado de uma boa prova é consequência de uma série de fatores que agem em conjunto, portanto confira a seguir três dicas para garantir seu sucesso nas avaliações:

1 – Ter um plano de estudos

É muito importante planejar e calcular, com antecedência, quanto tempo será gasto com cada disciplina. Montar tabelas e horários pode ajudar muito na criação de um ritmo de estudos, além de sua organização garantir a criação de autoconfiança. 

Jovem-estudando1

2 – Estudar mais a matéria que gosta

Identificado como erro comum entre os estudantes, aqui vai uma dica muito interessante para solucioná-lo, reserve seus horários de melhor rendimento para as matérias que não gosta e os de menor rendimento para estudar as que gosta. Estudar uma disciplina que você goste no final do dia, por exemplo, lhe causará motivação para vencer mais algumas horas de estudo.

 CONCUR1

3 – Pausas para diversão e atividade física

O domínio de movimentos físico, principalmente de forma coordenada, contribui com o a melhoria das capacidades intelectuais, e a prática de exercícios de memória ajuda a assimilar conteúdos com mais facilidade.

0000024090

CUBO

Essas técnicas são fundamentais para um bom desempenho em testes avaliativos, mas não se pode esquecer também de tentar e aprender a controlar sentimentos de culpa e cobrança, manter uma alimentação saudável, praticar técnicas de respiração e escutar músicas de relaxamento. Essas ações farão com que você fique emocionalmente  mais motivado e focado em seus objetivos, aumentando seu rendimento nos estudos.

Fontes: Exame de Ordem, Concursos Públicos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s