Pontes de vidro

Se cruzar uma ponte a mais de 1000 metros de altura parece aterrorizante, imagine fazê-lo em um piso de vidro, vendo tudo que se passa lá embaixo.

É o que acontece nas pontes Grand Canyon Skywalk (“passarela do céu” do Grande Canyon), nos Estados Unidos e em uma ponte feita ao redor da montanha Tianmen, na China.

Confira algumas curiosidades sobre essas espetaculares – e amedrontadoras – pontes.

Grand Canyon Skywalk

Grand Canyon Skywalk

Grand Canyon Skywalk

Nas proximidades do rio Colorado, a beira de um precipício no Grand Canyon, está uma passarela em forma de ferradura a 1220 metros do chão. É isso mesmo. A ponte se projeta 21 metros da borda do precipício e permite aos visitantes uma vista espetacular da paisagem ao redor. Inaugurada em 2007, é uma tentativa da tribo indígena Hualapai de aumentar o turismo na área, trazendo desenvolvimento econômico para a região.

skywalk_19-G

Comparação da altura da ponte com os maiores prédios do mundo

Antes do início das obras, foram feitos testes para garantir a estabilidade geológica e a resistência à compressão da rocha, e em 2004 foram iniciadas as obras de perfuração para a fundação da Skywalk. A fundação é composta por 8 colunas que servem de base às caixas. Cada caixa tem 6 metros de altura por 32 centímetros de largura.

A estrutura da ponte foi montada parte a parte no alto do Canyon e o posicionamento final da estrutura de 20 metros de largura foi feito por uma espécie de guindaste.

Devido ao vento forte na região, foram colocados três amortecedores de massa sintonizados e calibrados que distribuem uniformemente o peso da ferradura, tornando a estrutura sólida e preparada para receber a vibração e evitar o galope.

O piso foi construído com vidro de 2 polegadas de espessura (cerca de 5 cm). A proteção, também de vidro, tem 1,5 m de altura. Foram utilizados 64.000 quilos de vidro temperado, fabricado pela empresa Saint Gobain.Sem título

A ponte suporta até 800 pessoas, mas por motivos de segurança só são permitidos 200 visitantes por vez, que devem usar uma cobertura nos pés, para evitar arranhões no vidro e possíveis escorregões.

Junto à passarela existe um complexo composto de centro de visitantes de 3 andares, cinema, museu, sala VIP, lojas, bares e restaurantes.

Ponte Tianmen

Ponte ao redor da montanha Tianmen, na China

Ponte ao redor da montanha Tianmen, na China

article-2060023-0EBEF4C000000578-970_634x416Construída ao redor da montanha Tianmen, na China, a concorrente da Skywalk está suspensa sobre um penhasco a 1430 metros de altura. Do mesmo modo que na ponte do Grand Canyon, a proteção e o piso são feitos de vidro de 6,5 cm de espessura. A largura da ponte chinesa é de 90 cm e a extensão total é de 61 metros. Os visitantes devem usar pantufas para ajudar na limpeza do vidro e evitar desgastes do material.

O Parque Nacional Tianmen é tombado como patrimônio mundial da Unesco e é famoso por possuir outra grande atração: um teleférico de 4 quilômetros de extensão, o que garante a ele o posto de mais extenso do planeta.

Ponte-de-Vidro-na-Montanha-Tianmen-China

Fonte: Metalica, Vidrado

Anúncios

7 pensamentos sobre “Pontes de vidro

  1. Pingback: 10 grandes obras da engenharia moderna | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s