The Fun Theory

quarta-universitaria4

fun theory2

The fun theory  é um projeto cuja ideia principal é que para tudo, ou quase tudo, há uma maneira mais divertida e eficaz que as demais. Seguindo esse pensamento, o site do projeto desafia internautas a comprovarem a teoria, usando a criatividade para mudar o comportamento das pessoas para melhor. E tem dado certo!

Escada rolante ou convencional?

Como incentivo à prática de exercícios físicos, foi acoplada à escada tradicional degraus que aparentavam um teclado e que emitiam o som de notas musicais ao serem pressionados. O teste foi feito e a ideia aprovada: 66% pessoas além do normal optaram pelas escadas convencionais e deixaram de lado a escada rolante, numa estação de metrô.

A lixeira mais profunda do mundo

No vídeo, é possível ver pessoas procurando garrafas plásticas, embalagens de chocolate e outros detritos no chão de um parque já bastante bem cuidado só para ter o prazer de jogá-los na lixeira. Por que? A cada volume que recebia, a lixeira lançava um apito engraçado (esta lixeira bateu recordes de recolhimento com isso). Foram recolhdos 72Kg de lixo em um dia, 41Kg a mais que a lixeira comum mais próxima.

Loteria de velocidades

Maior obediência aos limites de velocidade… difícil, certo? Um “pardal” diferente, captura pela câmara as pessoas que mantêm o limite de velocidade (além dos infratores). Os obedientes teriam fotos tiradas e números de inscrição registrados para serem incluídos em uma loteria. Os vencedores receberiam prêmios em dinheiro e seriam avisados pelo correio. Melhor ainda, o valor do prêmio pode ser extraído das multas cobradas dos indivíduos capturados acelerando. Em um período de 3 dias, 24.857 passaram dentro do limite de velocidade, provocando uma redução de 22% na velocidade média dos veículos em relação à estatística anterior ao experimento.

Afivelando a diversão

A ideia está sendo testada na Suécia, na esperança de que poderia ser aplicada a todos os veículos no futuro. Atrelar as funções de entreterimento do veículo ao afivelamento dos cintos, torna a segurança um pré-requisito à diversão.

Incentivo à Reciclagem

No vídeo abaixo, outro jeito divertido de enfrentar a reciclagem: um contenedor de garrafas que… Bem, confira você mesmo porque esse contenedor, colocado numa rua perto da principal estação de trens de Estocolmo, na Suécia, recolheu 20 vezes mais garrafas do que o colocado na rua seguinte.

Fontes: Veja, The fun Theory

Anúncios

3 pensamentos sobre “The Fun Theory

  1. Muito divertido esse Post, adorei, deveríamos pensar em algo assim para a UFJF ou para o PET, parabéns

  2. Muito interessante essas ideias, num mundo cheio de estresse e nervosismo em que vivemos precisamos mesmo de algo que nos faça rir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s