Sydney Opera House

Sydney Opera House

Sydney Opera House

A Casa da Ópera de Sydney (Sydney Opera House) é uma das casas de espetáculos mais famosas do mundo por sua acústica e arquitetura fantásticas. Sendo considerada um dos símbolos mais importantes da Austrália, localiza-se em Bennelong Point, Sydney.
Essa bela construção, famosa por seu telhado branco que se sobrepõe imitando as camadas das conchas de um molusco foi desenhada pelo arquiteto dinamarquês Jorn Utzon em 1955.

Seu projeto venceu o concurso promovido naquele ano pelo Ministro Joseph Cahilh, de Nova Gales do Sul (estado australiano), que desejava construir um teatro nacional de ópera na bela Baía de Sydney.
O fantástico projeto apresentado por Utzon mostrou sua beleza proporcional a dificuldade encontrada na época para executá-lo, mas mesmo diante de inúmeros obstáculos como os altos gastos – o orçamento da obra teria sido de 7 milhões e o custo definitivo foi de 102 milhões -, a dificuldade de encontrar um material que suportasse as grandes oscilações de temperatura da região, as críticas políticas, os problemas apresentados pelo projeto e o atraso na entrega da obra. A extraordinária ópera foi contruída e é considerada até os dias atuais, uma das mais belas obras de engenharia do mundo, o que fez com que fosse tombado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 28 de junho de 2007.

Projeto de Jorn Utzon

Projeto de Jorn Utzon

Jorn Utzon

Untitled1

Resultante da criatividade de Utzon e do trabalho de engenheiros civis da Ove Arup & Partners, uma das mais prestigiadas empresas de engenharia do mundo, as obras foram iniciadas em janeiro de 1957, com a desocupação da região que até então abrigava o Fort Macquarie Tram Depot e a construção da plataforma sobre a qual se levantaria o edifício. As obras começaram naquele ano, mesmo sem o conhecimento seguro de como seriam feitas as “conchas” do telhado.

Fort Macquarie Tramp Depot

Fort Macquarie Tramp Depot

Utzon havia imaginado as conchas contruídas em concreto vertido sobre moldes de madeira e aço, método considerado pelos engenheiros como sendo de elevado custo e que foi substituído por arcos  fabricados com a mesma curvatura esférica, inspirados na casca de uma laranja.
Os arcos foram feitos como seções de uma esfera de 75 metros de raio e foram unidos com cimento, para reforçar a concha, e com uma estrutura de aço. Os arcos muito próximos foram conectados por  juntas de concreto.
O exterior das conchas foi coberto com 1.056.066 azulejos de cerâmica,  feitos na Suécia a partir de argila. Um material ideal que brilha ao sol, suporta grandes variações de temperatura, mantem-se limpo e  conserva sua aparência durante muitos anos.

Construção do telhado

Construção do telhado

Construção do telhado

Construção do telhado

Construcão do telhado

Construcão do telhado

Um dos fatos que mais chamam atenção no edifício é o modo pelo qual a sustentação da cobertura é realizada, sem pilares. O que foi possível acoplando as conchas maiores as outras menores, orientadas em direções contrárias. Como cada cobertura toca o piso em dois pontos, a unidade fica firmemente assentada.
O envidraçamento das laterais e das áreas abertas das conchas  acarretou outro problema na época, encontrar uma maneira de fixar os vidros e criar um isolamento acústico. Esse objetivo foi alcançado a partir da utilização de montantes verticais de aço, nos quais 2000 painéis de vidro de 18mm de espessura e uma camada de vidro com âmbar, foram colocados.

Estrutura de aço

Estrutura de aço

Painéis de vidro

Painéis de vidro

Painéis de vidro

Painéis de vidro

Apesar das dificuldades enfrentadas na época, o Sydney Opera House  foi finalizado e inaugurado em outubro de 1973, pela Rainha Elizabeth II. Contando com cinco teatros, cincos estúdios de ensaios, dois auditórios, quatro restaurantes, seis bares e algumas lojas de souvenirs. Sendo o auditório Concert Hall, o maior dos seus cinco teatros, com capacidade para 2690 pessoas sentadas.

Concert Hall

Concert Hall

Fontes: Maisturismo Historia Arquitetura Wikipedia

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sydney Opera House

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s