Crescimento do salário feminino na construção civil

Mesmo após muitas conquistas na sociedade, as mulheres brasileiras, hoje, continuam ganhando salários inferiores aos dos homens, mas apesar dessa remuneração inferior a inserção das mulheres no mercado entre 2000 e 2010, segundo dados do Censo Demográfico de 2010 do IBGE divulgados nessa quarta-feira (19), cresceu em 24%.

Rendimento salarial Foi verificado um aumento na participação das mulheres em algumas áreas até então dominadas pelos homens, devido ao aquecimento da economia. Nesse sentido, a construção civil tem sido uma das áreas de maior destaque, absorvendo o trabalho feminino.
A entrada feminina em grande escala nesse setor é um fenômeno recente.  Elas ainda representam uma minoria no mercado da construção civil, mas já começam a conquistar espaço e visibilidade. As mulheres ocupam, em geral, cargos de nível técnico e superior, como atividades ligadas à administração, gerência ou coordenação de projetos.

São Carlos, interior de São Paulo, o inesperado aconteceu, quando um curso de Construção Civil, exclusivo para mulheres e promovido pela prefeitura local, teve uma impressionante procura. As 150 vagas iniciais evaporaram e a primeira turma iniciou suas aulas com quase o dobro de inscritas. Além de desempenhar as mesmas funções que o homem, elas tem se mostrado mais cuidadosas, detalhistas e caprichosas, o que acaba sendo um diferencial positivo.  A participação das mulheres como engenheiras, gesseiras, encanadoras, eletricistas nas construções também tem sido vista como  uma solução para o apagão de mão de obra no setor. Há mais vagas para mulheres nas regiões Sudeste e Sul. Em Santa Catarina, por exemplo e no Rio de Janeiro, onde algumas construtoras já possuem cerca de 20% do quadro composto por mulheres. Mas diante desse novo panorama, o que se torna mais animador é verificar que dentre os 20 setores de trabalho analisados pelo IBGE, a área de construção civil e transportes aparece entre as 3 únicas em que as mulheres ganham mais que os homens, com sálários 65,8% mais altos.

Fontes: Folha de São Paulo G1 C3

O Blog do PETCivil entra em recesso, desejando a todos um feliz natal e um próspero ano novo. Retornaremos nossas atividades em janeiro de 2013.

Boas Festas

Anúncios

2 pensamentos sobre “Crescimento do salário feminino na construção civil

  1. Isso é reflexo do crescimento do setor que atualmente oferece campo de atuação favorável para que deseja fazer careira na área e engajada como são as mulheres terão um campo fértil a explorar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s