Oscar Niemeyer, além de Brasília

1608O renomado arquiteto brasileiro será sempre conhecido como o “arquiteto que projetou Brasília”, porém, suas obras não se resumem somente às da capital brasileira, pelo contrário, espalham-se por todo o Brasil e estão presentes até em outros países. Tendo exercido mais de 70 anos de profissão, Niemeyer é autor de cerca de 600 obras, muitas das quais, extremamente significativas para a arquitetura de diversas cidades brasileiras.

A peculiaridade do arquiteto consiste na sua audácia, característica de todas suas criações, onde são exploradas as formas curvilíneas e traços modernistas. Dessa forma, é impossível que um edifício de Niemeyer passe despercebido na paisagem. Conheça outras obras do arquiteto que manterão seu legado vivo em todo o mundo:

1. O Caminho Niemeyer

É um complexo arquitetônico formado por um conjunto de edifícios. Ele se estender por 3,5 quilômetros de extensão e está localizado no litoral das cidades de Niterói e Rio de Janeiro. Sua criação tinha como intenção principal promover a revitalização da parte central de Niterói. Seu marco principal é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), que se tornou um dos cartões-postais da cidade.

mac 2

O formato da fachada permite que os visitantes desfrutem de uma vista panorâmica da orla

O conjunto faz de Niterói a segunda cidade com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto, superada apenas por Brasília. O caminho abriga sete outros equipamentos além do museu: Centro de Memória Roberto Silveira, Fundação Oscar Niemeyer, Teatro Popular, Praça JK, Centro de Cinema Petrobras, Museu de Arte Contemporânea e a Estação Hidroviária de Charitas.

2. O Parque do Ibirapuera

O mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, é mais uma das idealizações de Niemeyer. Sua criação foi proposta como comemoração aos 400 anos da cidade e foi inaugurada em 1954. O projeto é composto por 5 edifícios, denominados palácios tamanha sua magnitude. Cada um deles (o Palácio das Indústrias, o Palácio das Exposições, o Palácio das Nações, o Palácio dos Estados e Palácio da Agricultura) é destinado a abrigar exposições específicas a uma determinada atividade de destaque.

Desde sua idealização até a efetiva construção, o projeto sofreu inúmeras modificações. Dois edifícios foram cortados, sendo um deles o auditório que acabou sendo construído tardiamente em 2005.

3. Conjunto da Pampulha

O conjunto de edifícios voltados para o lazer foi uma encomenda de Juscelino Kubitschek. Foi prevista a construção de 5 edifícios: um cassino, um clube de elite, um salão de danças popular, uma igreja e um hotel, porém, este último não foi realizado. As construções se localizam no entorno do lago artificial da Pampulha. A Igreja de São Francisco é considerada a obra-prima do conjunto, nela, Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando criando uma abóbada parabólica em concreto.  A ousadia trouxe a admiração de arquitetos porém, a comunidade eclesiástica não aceitou a forma inusitada e vetou por vários anos a consagração da capela.

5317416591_8a124fec74_z

A Igreja de São Francisco

4. Sede das Nações Unidas (ONU)

Localizado em Nova Iorque, o edifício foi elaborado por uma equipe de arquitetos. Em vez de lançar um concurso para eleger o projeto do prédio, a ONU selecionou uma equipe de arquitetos de diferentes nacionalidades, de forma que 10 profissionais contribuíram para o projeto. Niemeyer hesitou em apresentar seu desenho, pois não queria contrariar um dos membros do conselho, o famoso arquiteto franco-suíço Le Corbusier, porém ao apontar algumas modificações no projeto original, foi aprovado com louvor por toda a equipe.

5. A Casa das Canoas

A residência do arquiteto foi projetada por ele em 1951 e construída em 1953, na cidade do Rio de Janeiro. Na construção foram adotados elementos da arquitetura orgânica, por este princípio ele tenta preservar a natureza ao redor, fazendo com que a casa se adapte a natureza e não o contrário. Um detalhe que revela esta preocupação é a pedra próxima à piscina que já se encontrava no terreno antes da construção e foi incluída no espaço, os desníveis do terreno também foram respeitados.

jj

6. Sede do Partido Comunista Francês

sede-do-partido-comunista-frances-sede-da-onu-e-catedral-de-brasilia-2Ninguém mais indicado para criar a sede do partido na França, uma vez que Niemeyer, que era declaradamente comunista. A imponente construção foi concluída em 1972 e sua imponência relembra a força do PCF na época. Até hoje, a sede do partido comunista em Paris ainda é o mais bem-sucedido edifício de Niemeyer no continente europeu. O conjunto casa de maneira convincente o bloco de aço e vidro com a sala de congressos de forma abobadada.

7. Passarela do Samba

O Sambódramo, palco da maior festa do país, o carnaval carioca está localizado na Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Na parte final da passarela, as arquibancadas se separam para abrir espaço à monumental Praça da Apoteose, assinalada por um grande arco. Ali está também o Museu do Samba. Essa construção tem uma dupla função: além de servir para desfiles e apuração das escolas de samba e shows diversos, durante o ano é usado como escola, que funciona nos camarotes.

8. Museu Oscar Niemeyer

A construção está localizada em Curitiba e teve início em 1967 quando Oscar Niemeyer projetou o que é hoje o prédio principal, inaugurado somente em 1978, quando ainda era a sede de secretarias do Estado. Em 2001, 23 anos depois de sua inauguração, as autoridades do Estado decidiram transformar a generosa área em museu e ele foi ampliado. Foi nesta época que foi construído o anexo, mundialmente conhecido “museu do olho”. Uma de suas alas guarda uma exposição permanente sobre o próprio Niemeyer, exibindo um belo acervo de projetos, fotos e maquetes.

3719007

Fontes: SampaArt biografia, Casa Vogue, UOL

Anúncios

Um pensamento sobre “Oscar Niemeyer, além de Brasília

  1. Pingback: blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s