Novidades no PET Civil

Seleção de Bolsistas

Esta semana está acontecendo o processo seletivo para bolsistas do grupo PET Civil. Pela primeira vez são oferecidas 5 vagas em uma única seleção, disputadas por 26 alunos do curso de Engenharia Civil da UFJF inscritos.

A seleção é realizada em 3 etapas: análise do histórico escolar, provas escritas e dinâmica de grupo e  entrevista. A bolsa tem valor de R$400,00 e exige 20 horas semanais de dedicação no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Junte-se a nós e se torne um petiano também!

Saiba mais sobre o O PET Civil na Universidade e PET Civil além da Universidade

VIII Olimpíada de Engenharia Civil

Promovida pelo PET Civil, com o apoio da Faculdade de Engenharia, a Olimpíada de Engenharia Civil tem propõe o desafio de construir uma ponte treliçada em modelo reduzido, utilizando papel-cartão e cola com objetivo fazer com que o estudante de engenharia identifique na prática os conceitos aprendidos em sala de aula; incentivar o trabalho em equipe; promover uma integração entre os cursos e estimular a criatividade e o aprimoramento dos participantes.

Dessa forma, o tradicional concurso de pontes da UFJF chega à sua 8ª edição trazendo novidades. Dentre os quesitos avaliados estão:

  • Carga de ruptura: Valor do carregamento que levar a ponte a ruptura.
  • Estética: Definida por votação de professores e convidados, através do projeto, pôster e ponte construída.
  • Eficiência estrutural: Relação entre a carga de ruptura e o peso-próprio da ponte.

Este ano, será considerada campeã a equipe cuja ponte suportar a maior carga de ruptura dentre as concorrentes! As três primeiras classificações gerais (em função da carga máxima) serão premiadas e aos três primeiros colocados nos quesitos estética e eficiência estrutural serão atribuídas menções honrosas.

E para não ficar de fora da “brincadeira”, os petianos confeccionaram uma ponte de testes, em tamanho reduzido. Quando submetida ao carregamento, a ponte suportou 12,8Kg, o que correspondente a 256 vezes o seu peso!

Participe com a gente! As equipes poderão ser formadas por 2 a 6 alunos de qualquer período regularmente matriculados em algum curso de graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora. As inscrições online estão disponíveis até às 11h do dia 23/11, com limitação máxima de 30 equipes inscritas. O PET Civil oferece minicursos de Ftool e orienta as equipes quanto ao dimensionamento e montagem das pontes. A ruptura e premiação acontecem dia 05/12, na Faculdade de Engenharia da UFJF.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s