Leitura

No mundo competitivo em que vivemos hoje, a informação tornou-se uma poderosa aliada para obtenção de sucesso pessoal e profissional. E a quantidade de informações veiculadas é cada vez maior. Nas diversas atividades que realizamos seja no estudo, no trabalho ou até mesmo por lazer não é raro precisarmos enfrentar uma enorme pilha de materiais que precisam ser lidos, para que possamos colher as informações e assim buscar o aprimoramento desejado.

A leitura tem uma importância fundamental no processo de aquisição de conhecimentos, mas para isso é importante que seja feita da maneira correta, para que o assunto seja realmente compreendido e fixado na memória. Muitas pessoas têm dificuldades de compreensão e interpretação do que leram, porque passam os olhos pelas palavras, mas na verdade não estão nem tendo consciência do que está sendo lido e muitas vezes ficam pensando em outras coisas ao mesmo tempo.

Veja algumas dicas que podem melhorar a compreensão e absorção do conteúdo lido:

Leitura dinâmica:

A leitura dinâmica é uma técnica bastante antiga, um dos primeiros a desenvolver e estudar essas técnicas foi o francês Lui Emily Javai, no final do século XIX. Nos anos 50, surgiu um novo método criado pela professora norte-americana Evelyn Wood. Ela observou os leitores rápidos, estudou seus hábitos de leitura e notou que a absorção de informações por leitores rápidos era ainda maior. A partir desta pesquisa criou seu próprio método.

A leitura dinâmica consiste em uma forma de acelerar o processo de leitura. Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento, já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80%. Nesse ritmo, é possível ler Dom Casmurro, que tem mais de 65 mil palavras, em 80 minutos.

Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, eliminando manias que podem ser prejudiciais como: sub-vocalização (leitura como os lábios ou com a garganta), leitura linear (palavra por palavra), leitura desatenta (com constantes re-leituras do mesmo trecho, e uma baixa retenção do conteúdo lido), hábitos que tornam a leitura cansativa e diminuem sua velocidade. Grande parte das pessoas lê errado por dois motivos principais, a forma como aprendeu a ler e a freqüência inconstante com que se lê. Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras, mesmo que silenciosamente. É exatamente este o maior obstáculo à leitura rápida.

Existem cursos especiais para o aprendizado da leitura dinâmica, mas com algumas dicas simples e muita prática é possível melhorar o desempenho. Para praticar procure um lugar tranqüilo, onde não haja distrações. No início, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles(os dentes), para evitar que você vocalize as palavras que estão sendo lidas. Após alguns exercícios você perderá esse costume e pode dispensar o lápis. Também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto, para isso acompanhe as linhas com o dedo. Agora é só acelerar e ler mais rápido. Você não vai entender nada no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver informações. Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá mais o texto como uma seqüência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as idéias centrais do texto.

Fontes: Superinteressante, Algosobre Vestibular, Só português

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s