PET-Civil além da universidade

Além realizar atividades voltadas para a graduação, o PET-Civil estende seu campo de atuação à sociedade. Extravasar os limites da universidade permite aos petianos não só aprimorar sua formação acadêmica e profissional, como desenvolver consciência política e responsabilidade social. Conheça as atividades do PET-Civil fora do campus da UFJF:

Monitoria e apoio ao cursinho pré-universitário popular da UFJF – CPU: no CPU, os petianos se revezam para atuar na condição de monitores, tirando dúvidas dos estudantes em horários semanais fixos, sobre conteúdos de matemática e física.

Aulas práticas de Física em escolas públicas: os petianos visitam as escolas de ensino médio previamente contactadas para realizar experiências durante as aulas a elas relacionadas, utilizando um “kit de Ciências”, como colaboradores do projeto desenvolvido no Centro de Ciências da UFJF.

Projeto Eficiência Energética nas Escolas: trata-se de uma feira de ciências onde é exposta a produção científica elaborada no âmbito das escolas de ensino médio de Juiz de Fora e região, da rede pública e privada. A atividade é realizada em parceria com os grupos PET da Engenharia Elétrica, Civil, Comunicação, além do grupo ligado ao curso de Engenharia Computacional da UFJF. É organizada uma exposição de trabalhos sobre o tema Eficiência Energética, expostos na forma de pôster. O evento tem por objetivo divulgar a importância da conservação de energia e dos recursos naturais. Leia mais.

Blog do PET-Civil: criado em 2010, o blog conta com mais de 1000 acessos diários, semanas especiais, sorteio de brindes e  conteúdos que englobam as mais diversas vertentes da engenharia, de curiosidades a conhecimentos técnicos. Fique ligado:  os posts também podem ser vistos através das redes sociais (Facebook e Twitter)!

Visitas técnicas: são visitados centros de pesquisa, indústrias e outros, para que estes tenham contato com diversas áreas de atuação profissional. É um grande oportunidade para adquirir conhecimentos acerca da profissão e do ramo de atividade que pretende abraçar no futuro. Algumas dessas visitas se mostraram tão proveitosas que viraram reportagens aqui no blog, como a visita técnica à Arcelor Mittal e a visita à obra Green Park Life

Visitas culturais a exposições e museus: a participação de eventos de cunho cultural, como teatros e cinemas presentes em Juiz de Forra permite uma formação multidisciplinar e o disfrute da cultura local.

Participação em eventos: a participação dos petianos em eventos PET e em congressos científicos de âmbito, local, regional e nacional, permite maior conhecimento à respeito do programa e a troca de experiências e conhecimentos com outros grupos. Confira os resultados do último ENAPET.

Nesses 5 anos de PET-Civil, 31 alunos passaram pelo grupo. Cada um contribuiu deixando um pouco de si e levou consigo experiência, conhecimentos e o espírito petiano aqui adquiridos. O tempo passou, mas as amizades permanecem e a família PET cresce a cada dia!

Anúncios

Um pensamento sobre “PET-Civil além da universidade

  1. Pingback: Novidades no PET Civil « PET Engenharia Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s