Ciência e Tecnologia nos esportes

O desempenho dos atletas em quadras, pistas e piscinas requer muito treino, técnica e aptidões físicas. Mas é evidente o uso da tecnologia em vários segmentos do esporte, contribuindo na superação dos limites, prevenção e tratamento de lesões e auxiliando os juízes a manter a disputa justa.  

Nos Centros de Treinamento

Tanque de provas, túnel de vento, câmeras e softwares. Embora não pareçam equipamentos de treino, esses recursos de engenharia ajudam na preparação de atletas e podem fazer a diferença, em fração de segundos, na disputa por medalhas.  Os projetos reunem técnicas aeroespaciais, automotivas e da arquitetura naval.

Câmera e sensores na piscina permitem medir resistência e propulsão (um desafio clássico do design naval). As informações coletadas são reunidas por um computador central, que mede velocidade do atleta, força e ondas, permitindo avaliar os padrões de movimentação corporal e calcular a resistência das ondas que estão sendo criadas. Assim, as técnicas podem ser aprimoradas e testadas novamente para checar se houve melhora no desempenho.

Túneis de vento no ciclismo – a equipe britânica usou do recurso e conquistou  13 medalhas olímpicas em Pequim, 2008.

 Nos Tecidos e Calçados

Os Jogos Olímpicos de Londres contam com tecidos tecnológicos e calçados de materiais mais leves, resistentes e de qualidade, produzidos com base em pesquisas feitas por empresas e grandes universidades ao redor do mundo, que visam evitar o desgaste físico do atleta.

  • Composição dos tecidos: poliamida, algodão e microfibras de poliéster.
  • Benefícios: conforto, leveza e praticidade (fáceis de secar).
  • Recurso inteligente Hydrology: torna mais rápida a evaporação do suor e fornece proteção UV entre 15 a 40 UPF.
  • Tênis extremamente leves, com camada de gel para evitar que o impacto com o solo comprometa as ligações do atleta ou provoque lesões.
  • Alguns pares de competição foram desenvolvidas utilizando tecido sustentável, feito com poliéster de garrafas PET reciclado, que garante leveza e conforto aos atletas.

Nos pisos

Diretamente ligados à qualidade e segurança nos esportes, as opções de pisos esportivos variam entre os tradicionais de madeira, os sintéticos, de borracha ou poliuretano e os gramados sintéticos ou naturais. A escolha do piso ideal está relacionada à modalidade esportiva a ser praticada e ao tipo de público ao qual é destinado.

No vôlei, o piso deve permitir escorregamento em uma queda, sem machucar (como no “peixinho” dos atletas), mas o atrito não pode ser muito pequeno. Já no basquete, o retorno da bola não pode ser muito amortecido”. Por esses motivos, ginásios poliesportivos precisam se adaptar para receber competições com pisos removíveis, por exemplo.

Na prática dos Esportes

Natação – é analisado o desempenho nos atletas através de novos blocos de partidas, na busca de vantagens na hora da largada.

Nado sincronizadotecnologia no esporte se faz presente através de recurso de áudio. Para ouvir a música é utilizado um som sub-aquático com ótima qualidade acústica, como também clip de nariz para não incomodar os esportistas.

Esgrima atualemente, os esportistas apresentam praticamente dois adversários. Além do oponente, existem cabos eletrônicos que imitem os movimentos durante as provas. Em Curitiba, atualmente está sendo testado um sistema sem fios na qual prometem acusar os golpes praticados e dando mais liberdade aos esgrimistas.

Lutas os atletas aprimoraram a velocidade dos golpes, mas o olho humano continua sendo o mesmo.  Por isso, No TaekWon-Do estão testando um colete eletrônico que sinaliza os golpes para validação da pontuação. No judô, pretende-se utilizar monitores de TV para os dois árbitros laterias, enquanto o central acompanha a luta.

É notória a participação da tecnologia é de grande e sua contribuição para o avanço do esporte e a superação de limites, retrição das margens de erros, assim como segurança dos atletas. Vale lembrar, porém, que toda tecnologia deve ser utilizada com moderação e está sujeita a falhas.

Fontes: Esportes Terra, Engenharia soluções, Jogos Online, Revista Techne

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s