Semana Especial de Segurança no Trabalho – Entrevista com o Profissional II


Finalizando a Semana Especial de Segurança no Trabalho, temos a participação do professor Júlio César Teixeira, que ministra a disciplina de Fundamentos de Segurança no Trabalho, para todas as Engenharias da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O professor, que se encontra no exterior, gentilmente respondeu nossas perguntas por e-mail. Repare nas semelhanças entre a entrevista com o técnico Marcelo Mendonça. As dificuldades e os objetivos desse campo são os mesmos, seja qual for o nível do profissional.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestrado e Doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Desde 1991, atua como professor na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Como você acha que está o mercado de trabalho atualmente? Há demanda deste profissional?

O mercado de trabalho tanto para engenheiros de segurança no trabalho, quanto para técnicos de segurança no trabalho e muito atraente. A exigência de contratação e obrigatória para estes profissionais desde o dia 27 de julho de 1972, motivo pelo qual e comemorado o Dia Nacional da Segurança no Trabalho, mas após a Constituição de 1988, com a obrigação de indenizar os acidentados e a exigência de maior qualidade dos produtos envolvendo a segurança, fez que este profissional seja muito valorizado.

Na disciplina, em linhas gerais, quais são os pontos abordados?

Nossa faculdade (Faculdade de Engenharia da UFJF) foi uma das primeiras a adotar a disciplina como obrigatória na formação do engenheiro civil em 1990, tendo em vista que grande parte dos acidentes acontece em obras civis hoje, e o segundo setor econômico que mais acidenta.

A disciplina busca dar noções de segurança no trabalho, saúde no trabalho, dar uma visão da NR18, Segurança na Construção Civil, da NR 10, Segurança em Serviços com Eletricidade e na norma OHSAS 18.000 a que trata da Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

Na área de construção civil, quais são, na sua opinião, as qualidades exigidas para o engenheiro, em se tratando de segurança no trabalho?

Na Engenharia Civil, os maiores desafios são a baixa qualificação profissional, o rodízio intensivo de mão de obra e a falta de uma cultura de segurança. No entanto, é um setor que traz obrigações civis – indenização – e criminais – pena de restrição de liberdade – para os engenheiros, por exercerem a chefia dos processos produtivos.

Qual a maior dificuldade enfrentada nesta área de trabalho?

A maior dificuldade nesta área é que algumas empresas não enxergam os gastos com segurança no trabalho como investimento em qualidade de vida, e sim como custos. O que coloca o engenheiro, muito vezes um empregado, em uma posição profissional desconfortável de não oferecer segurança aos seus colaboradores por decisão da administração superior da empresa.

No canteiro, como deve ser o relacionamento do Engenheiro Civil da obra com os técnicos e engenheiros em Segurança?

No canteiro de obras, o engenheiro deve ter uma infra-estrutura mínima em termos de recursos humanos e materiais para gerenciar as questões relativas a seguranca e saúde no trabalho. A maior deficiência e a falta de um sistema de gestão, mesmo que simples, para tratar destas questões relacionadas a qualidade de vida do trabalhador e a responsabilidade social das empresas.

Quais são, na sua opinião, as melhorias que ainda podem ser implantadas na construção civil para aumentar a segurança dos trabalhadores?

Um Sistema de Gestão da Qualidade quando implantado em uma obra, foca não somente, projetos, processos e produtos, mas também assegura, em geral, a melhoria de condições no trabalho. O Brasil fez importantes progressos desde a implantação da NR18 – Normas para Segurança na Construção Civil, nos anos 90, mas ainda sofre com a falta de qualidade em muitas obras da Engenharia.

Anúncios

Um pensamento sobre “Semana Especial de Segurança no Trabalho – Entrevista com o Profissional II

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s