Como aproveitar um evento: Palestras, Congressos, Feiras…

Na realidade dos estudantes e profissionais de qualquer área, há sempre um espaço para os congressos. É através destes eventos que temos contato com o que há de novo em nossa área, desenvolvemos senso crítico e conhecemos pessoas que tem potencial para contribuir em grandes oportunidades do futuro.  É de fundamental importância saber como proceder para absorver o máximo de um cenário como este.

Ao participar de uma palestra, você tem uma oportunidade única de se beneficiar com experiências e anos de estudos das melhores mentes de uma determinada área. Porém, são poucos os que realmente se beneficiam do conteúdo. A maioria, por falta de método, se perde ao tentar anotar cada linha do discurso. Outros, ao contrário, não anotam nada, confiando em uma memória que costuma nos deixar na mão. Siga estes passos para aproveitar melhor o que as palestras e fóruns têm a oferecer.

Antes do evento

Programe-se

Conheça a agenda com antecedência. Busque o máximo de informações sobre as palestras, assim você pode selecionar as que valem a pena. Procure também saber quem são os palestrantes de seu interesse.

Conhecimento não faz mal

Informe-se previamente por meio de jornais, fóruns, revistas e internet sobre o que será falado durante o evento. Isso o deixará mais preparado para aproveitar melhor as palestras. A sensação de satisfação também será maior

Durante o evento

Concentre-se

Evite ao máximo usar redes sociais, enviar e-mails, torpedos e atender ao telefone durante as apresentações. “Você distrai a si mesmo e a quem está ao seu redor”, lembra Mauricio Curi, embaixador do TEDx para o Brasil. Sem contar que poderá perder conteúdos importantes que estão sendo apresentados.

Anote pouco

Se você gosta de fazer anotações, não queira fazer da palestra uma apostila. Marque apenas os pontos principais, ou seja, as grandes sacadas que ouviu, de uma maneira que faça sentido para você.

Evite ser influenciado

Existem casos em que o palestrante cita um fato de uma maneira estranha, e pronto. É o que basta para a opinião negativa se alastrar por toda a assistência. Daí para as pessoas dizerem que a palestra foi uma droga e que o cara só falou “abobrinha” é um pulo. E nessa, perde-se tudo de bom que aquele palestrante disse. Foque no que você sentiu e anotou da palestra, não na opinião do resto da assistência.

Pausa para respirar

Descansar entre as palestras é essencial para você absorver melhor os conteúdos. Se o evento permitir, faça intervalos. É uma ótima oportunidade para fazer networking.

Troque ideias

Não saia pelo evento distribuindo cartões a todos. Foque em pessoas que podem lhe ser úteis. “Você não precisa, necessariamente, fazer networking, pode trocar ideias, que no futuro podem gerar um bom contato”, recomenda Mauricio Curi.


Após o evento

Reflexão

Reserve um tempo para pensar sobre o que conheceu. Saia com ao menos cinco ideias e faça conexões do que foi falado com a sua realidade. Isso ajudará a colocá-las em prática.  Nesse ponto, deixe fluir suas memórias e criatividade. Mesmo que você saiba que determinada ação, por um motivo ou outro, não irá se realizar no momento. Não se restrinja.

Compartilhe

Pratique o que aprendeu quando voltar ao trabalho. “Se você não aproveitar esse primeiro momento para aplicar o conhecimento e distribuir para as pessoas que possam ter interesse, é bem provável que, assim como o material ficará dentro da gaveta, as novas informações serão esquecidas”, brinca Marcos Braga, presidente da HSM.

Estabeleça um plano de ação

Agora sim. Essa fase pode ser feita na empresa, instituição ou em casa. Pegue as idéias geradas no evento, verifique quais são as melhores e as que podem gerar mais resultados e estabeleça um plano de ação para elas. Não tente colocar em ação todas idéias de uma vez. Foque em poucas e defina para cada uma:
– Quem será responsável pelo quê.
– Que custos ela envolve, tanto de dinheiro como de tempo e de recursos.
– Quando será implantada.
– Quantos participarão da idéia.
– Como e quando será avaliado o resultado dela.

Link: Como aproveitar Feiras de Negócios

Fonte: Você S/A, Venda Mais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s