Inglês Técnico e Instrumental é Fundamental

Importância

Dizer que é preciso dominar a língua inglesa para se dar bem no mercado de trabalho pode parecer lugar comum, mas principalmente na área de Engenharia, o alerta é mais do que relevante. Se a demanda do setor já é muito maior do que o número de profissionais que se formam na área a cada ano, a situação é ainda pior quando a busca é por profissionais com inglês fluente.

Civil Engineer

“Para se ter uma ideia, em média, apenas cerca de 30% dos candidatos às vagas que pedem fluência no idioma, de fato, têm o nível desejado”, diz Hugo Liguori, consultor da Robert Half.

O mercado brasileiro está bastante aquecido, com destaques para os setores como o de construção civil, óleo e gás, energia e automotivo. Alguns destes segmentos têm motivado a entrada de multinacionais no País, fundos de investimentos estrangeiros cada vez mais interessados em participar das obras de infraestrutura brasileiras, além de fusões e aquisições entre empresas internacionais no Brasil.

Para atuar em setores cada vez mais globalizados, é preciso que o profissional de Engenharia seja capaz de se comunicar em inglês. Reportar resultados referentes ao andamento do projeto de uma usina hidroelétrica financiada com investimentos estrangeiros é um exemplo. Atender às demandas de empresas que almejam que seus profissionais tenham condições de buscar no exterior novas tecnologias também é uma necessidade recorrente.

Conteúdos (exemplos)

  • Giving a series of instructions, giving directions  and following directions
  • Describing use, processes, methods, routines, shape and appearance, properties of materials, safety hazards and procedures.
  • Reporting meetings, reporting jobs completed or in progress. Explaining results, needs, problems and solutions.
  • Discussing how it works.
  • Giving technical support, reporting to clients and dealing with complaints.
  • Expressing calculations and measurements
  • Arranging a meeting by phone. Writing emails, letters and CVs.
  • Giving presentations.
  • Dealing with a new job: adverts and interviews.

Clay (kaolin), Silt, Sand and Gravel

Preço e Pré-Requisitos

Concrete Foundation

Dominar o inglês de uso cotidiano deixou de ser diferencial há tempos. Prova disso é o movimento crescente de procura por cursos específicos nas escolas.

Só vale inscrever-se em cursos focados por área se o profissional já conta com bons conhecimentos do idioma estrangeiro, explica Silvia Freitas, diretora de relações corporativas da rede de idiomas Berlitz.

Também deve-se considerar o preço. Cursos específicos podem custar até o dobro dos tradicionais, de acordo com escolas consultadas.

O futuro promissor da economia brasileira, diretamente ligado a investimentos de capital externo, promete um horizonte positivo ao profissional de Engenharia, com oportunidades nos mais variados setores. Para aproveitá-las, no entanto, é preciso estar pronto. Dominar o inglês é fundamental.

Personal Protective Equipment (PPE)

Fontes: Folha e  Robert Half (Excelente artigo de Hugo Liguori)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s