Semana Especial – Engenheiros arrastam prédio na Suíça

Se você acha que prédios gigantescos coisas estáticas e que a única forma de mudar totalmente a paisagem, se não for uma mega reforma é a demolição, você está enganado. Saiba que uma super operação que visa poupar um prédio histórico de 123 anos do edifício administrativo da Oerlikon , uma antiga fábrica de ferramentas e maquinário da estação Zurique Oerlikon em Zurique na Suíça, achou uma outra opção. O problema era que o prédio fica ao lado de uma estação de trens que teria que ser expandida.

O prédio, que tem 80 metros de comprimento e pesa 6.200 toneladas, vinha sendo ameaçado de demolição desde 2010 para dar espaço a linhas ferroviárias. Para evitar a demolição, o prédio foi literalmente “arrastado” 60 metros ao longo dos trilhos para o lado com a auxilio de pistas de rolamento a operação no dia 22/05 /2012 , o processo é chamado “translocação”.

Veja o posicionamento do prédio antes e depois da operação

Uma empresa investiu cerca de 12 milhões de francos suíços (R$ 26 milhões) para usar trilhos. A megaoperação foi paga pela empresa de investimentos imobiliários “Swiss Prime Site” e durou dois dias já que a velocidade média de deslocamento foi de 3 a 5 metros/hora. Segundo o diretor da empresa responsável, tudo ocorreu como planejado e não houve nenhum dano ao prédio.

A estação Zurich Oerlikon é a 7ª maior do país, repleto em ferrovias.

Veja o vídeo da operação:

Fontes: G1, Casco Objetos, Blog das PPs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s