Os Vingadores: uma lição de liderança

Creio que muitos já assistiram o filme “Os Vingadores” (estreia mais rentável da história do cinema nos Estados Unidos e no Canadá, com o faturamento de US$ 207,4 milhões – quase R$ 400 milhões). Além de curtir a mega produção pura adrenalina do filme, é possível tirar algumas lições para a vida prática, obsevando o comportamento dos personagens diante das situações cotidianas de liderança as quais são submetidos.

Em uma passagem do filme, o Capitão América se encontrava rodeado por inimigos e precisava da ajuda dos policiais para conseguir que seu plano de ataque fosse colocado em prática. Pediu ajuda aos policiais e os mesmos questionaram porque deveriam segui-lo. Como fazê-lo? Resolveu liderar pelo exemplo e conquistar a confiança dos policiais. Partiu para o ataque aos inimigos e mostrou aos policiais que poderia ser útil, logo conseguiu que os mesmos seguissem suas orientações.

Em outra passagem, Thor pergunta ao seu irmão (vilão) se ele se achava melhor do que o povo que queria liderar, que respondeu de forma afirmativa. A mensagem de resposta de Thor foi de que enquanto ele se achasse superior aos que lidera não conseguiria êxito ao liderar. A humildade e o entendimento profundo da situação dos liderados é importante para que o gestor consiga prosperar.

Outra passagem interessante é quando o Homem de Ferro utiliza um grande problema (um míssil nuclear rumo a Manhatan) como uma grande oportunidade de exterminar os inimigos. Muitas vezes não conseguimos deixar de ver os problemas como problemas. Parece mais fácil quando se tem superpoderes mas na nossa vida cotidiana muitas vezes ficamos presos em excesso também aos problemas. É importante ver de fora.

Gostei da mensagem do líder do grupo quando em uma situação de grande pressão colocou que “enquanto o mundo não terminar vamos trabalhar como se ele continuasse girando”, ou seja, independente da pressão vamos ter foco para podermos conseguir o que precisamos com serenidade. Muitas vezes o líder precisa mostrar ao grupo que ele é capaz mesmo com grandes desafios e pouco prazo. Precisa transmitir confiança ao grupo num nível acima de que individualmente as pessoas tem em si próprias.

E você? Viu alguma passagem interessante do filme que gostaria de comentar? Comente e compartilhe conosco.

Fonte: Ceos do Futuro, G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s