Construção Inteligente

Em 2009, pesquisadores da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, desenvolveram o conceito de construção adaptativa. Agora, com a colaboração de engenheiros da empresa Bosch, eles demonstraram na prática que seu conceito é viável, construindo uma estrutura que parece desafiar as leis da física. A estrutura foi concebida a partir de elementos híbridos inteligentes que integram sensores, atuadores e dispositivos de controle que permitem que ela se modifique de acordo com as necessidades. A intenção é criar elementos estruturais que se adaptem às condições ambientais. Em caso de ventos fortes, chuvas ou neve, por exemplo, elas se adaptam autonomamente para dissipar a nova carga e evitar sua ruptura.

Outra vantagem é o consumo mínimo de material. Convencionalmente o dimensionamento é feito para que a estrutura suporte tensões máximas, que nem sempre são atingidas. Nas construções adaptativas não são definidas as cargas de pico, consome-se apenas o mínimo de material necessário, já que as cargas extras são compensadas por meio de uma manipulação ativa.

Suspensão ativa hidráulica empregada no projeto

O projeto desenvolvido é uma concha de madeira extremamente fina, apenas 4 centímetros de espessura, e com mais de 100 metros quadrados. Na concha, sensores registram continuamente o estado de carga em vários pontos, a manipulação é feita por meio de elementos hidráulicos instalados nos pontos de apoio da cobertura que geram movimentos que compensam de maneira muito precisa as deformações e tensões dos materiais. Na construção civil, esta tecnologia poderá ser empregada na coberturas de estádios, em edifícios de grande altura, em fachadas muito largas ou em pontes. Além disso poderá também ser aplicada em outras áreas, já estuda-se por exemplo sua utilização em capôs de carro que incorporem elementos híbridos e se adaptem à colisão minimizando os ferimentos causados á vítima.

Fonte: Inovação Tecnológica

Anúncios

Um pensamento sobre “Construção Inteligente

  1. Pingback: Você sabia?? – Parte 1 « Pet Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s