Visita Ao Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia

O museu, criado na Faculdade de Engenharia em 1999, tem como origem do acervo a Escola de Engenharia de Juiz de Fora. O professor Paulo Noronha, que atualmente dirige o MDCT (Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia), recebeu alunos do PET Civil e do GET Computacional e gentilmente guiou a visita.

O professor ressaltou que um museu não se trata da simples exposição de objetos antigos, mas da possibilidade de resgate histórico da trajetória da Faculdade de Engenharia em Juiz de Fora (fundada em 1914) e conhecimento a cerca dos personagens que fizeram parte desse contexto.

A exposição conta com aproximadamente 2000 objetos/instrumentos científicos franceses, além de rica coleção de instrumentos didáticos produzidos pelo Parque Tecnológico da UFJF, principalmente nas áreas de topografia, mecânica, ótica, acústica, eletricidade e meteorologia.  O museu possui ainda um acervo bibliográfico com 5000 volumes, 10000 documentos relacionados a história educacional e administrativa. Dentre estes estão notas fiscais da aquisição de instrumentos científicos e didáticos, o primeiro estatuto e programa da Escola de Engenharia, além de fotografias de aulas práticas e da primeira turma a se formar. Fotos da visita:

A evolução dos disquetes

Aparelhos topográficos: ainda funcionam, viu!

Legal, não é?! Visite também!

O Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia localiza-se na Av. Barão do Rio Branco, 3460, centro de Juiz de Fora e funciona de segundas as sextas de 8 às 12h e de 13 às 17h.

Agradecimentos: Professor Paulo Noronha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s