Como manter o foco nos estudos em casa

Em plena semana de prova, muitos alunos permanecem na faculdade por mais tempo, estudando, com receio de que, se forem pra casa, não conseguirão se concentrar. Encare sua casa como seu Home Office, o estudo como seu trabalho e não permita que familiares ou outros afazeres deixem o estudo em segundo plano.

Delimite territorialmente seu “escritório”

Crie um espaço de trabalho, de preferência fora do seu quarto para fugir de possíveis distrações. Se não for possível, desenvolva um ambiente diferenciado para separar o seu cantinho do estudo do restante da casa. Uma mesa de canto pode ajudar, mas o importante é que o local seja bem iluminado e arejado, proporcionando conforto ambiental.

Redistribua os móveis e objetos

Pense no modelo adotado por um piloto de avião comercial: os instrumentos mais importantes para seu trabalho estão localizados exatamente à frente da sua posição usual de trabalho, e os demais ficam dispostos radialmente a partir deste núcleo, de modo que ele se desloca o mínimo possível para realizar seu trabalho. Não esconda dentro de armários distantes as ferramentas que você usa no dia-a-dia, nem desperdice o espaço das áreas mais nobres à frente da sua posição de trabalho.

Organize-se

Deixar tudo para a última hora e estudar longos períodos sem intervalos é estressante e provoca queda de rendimento do aluno. Planeje o conteúdo a ser visto naquele dia, incluindo pausas para refeições e um período para relaxar ao fim da jornada. Durma bem e recupere-se para dar continuidade aos estudos no dia seguinte e poder absorver o conteúdo já visto.

Desligue-se do mundo

Televisão, telefone, celular, e-mail e, principalmente, as redes sociais. Avise as pessoas com quem você mora que não quer ser incomodado. Interrupções consecutivas atrapalham a concentração, deixando-o desatento e mais susceptível a erros.

Seja seu chefe

De nada adianta planejar se as programações não serão cumpridas. Se esforce e não deixe a preguiça tomar conta. Apareceu uma festa? Se a intenção era estudar, o faça, e curta os momentos de lazer sem peso na consciência!

Fontes: Efetividade, Exame

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s