“Seatree”

O grandioso projeto porposto pelo escritório holandês de arquitetura WaterStudio, liderado pelo arquiteto J. Koen Olthuis impressiona não somente pela forma inusitada como também por sua finalidade já que a construção seria destinada a animais e plantas. O nome da construção “Seatree”, em português “Árvore marinha”, relaciona-se ao seu formato que se assemelha à uma árvore. A proposta seria colocá-la sobre a água, seja no mar, rios ou lagos. “Há pouco espaço nas cidades grandes, mas ainda podemos aproveitar a água”, disseo arquiteto à BBC Brasil.

Além disso a água seria uma barreira para isolá-la da intervenção humana, preservando a biodiversidade que é afetada pelas mudanças climáticas provocadas pelo crescimento urbano. Na verdade o projeto não tem ainda uma localização definida, ele propõe um novo conceito que poderá ser aplicado em diversas áreas. A estrutura seria uma espécie de ilha artificial, construída por meio da tecnologia já existente, utilizada em plataformas de petróleo “offshore”. A intenção é de que as grandes companhias, que já possuem conhecimento na área, doem uma “Seatree” às cidades, mostrando assim preocupação em melhorar o ambiente. Várias camadas seriam sobrepostas criando um verdadeiro prédio de pequenos “parques”. A parte emersa seria abrigo de aves e insetos enquanto a parte submersa abrigaria pequenos animais aquáticos e corais.

Sua altura e profundidade podem variar de acordo com o local, mas seria algo em torno de 30 metros sobre a superfície da água e de 6 a 8 metros sob ela. O custo também depende da localização mas seria aproximadamente 4,5 milhões de dólares. Para as cidades também haveriam benefícios pois a estrutura poderia ajudar a limpar rios poluídos e absorver a água da chuva.

Fontes: BBCBrasil, WaterStudio, Revista Superinteressante

Anúncios
Postado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s