Sistema “Tilt-up”

O sistema construtivo de painéis estruturais pré-moldados já é bastante conhecido. O “Tilt-up”, uma vertente deste sistema, também vem ganhando cada vez mais visibilidade e adesão. Como diz o próprio nome, que literalmente significa “Inclinar para cima”, este método consiste na construção das paredes horizontalmente. Somente depois de prontas as paredes são erguidas e fixadas.

Embora os cálculos estruturais sejam mais complexos do que nas construções convencionais, uma vez que se deve considerar o processo de içamento dos painéis e seu ajuste sobre as fundações, a execução é bastante simples:

Dicas de execução:

  1. O piso de concreto deve ter entre 12 cm e 15 cm;
  2. O pavimento deve ser nivelado a laser e resistir à flexão, compressão e abrasão, bem como apresentar planicidade e acabamento final liso;
  3. Quando não for possível escorar por dentro, deve-se prever fundação provisória ou bloco de concreto para o apoio das escoras;
  4. As escoras devem formar um ângulo entre 45º e 60º com o piso e ter medir cerca de 60% da altura da placa;
  5. Correções de prumo podem ser feitas na rosca sem-fim da escora;
  6. Um calço provisório na fundação garante o ajuste de nivelamento da placa;
  7. Para o dimensionamento das placas, devem-se levar em conta as cargas verticais (o próprio peso no momento do içamento e as cargas de lajes e coberturas), cargas horizontais (ação do vento durante a montagem e depois de pronta) e a flexão no plano do painel, devido à interferência do contraventamento;
  8. Na ausência de espaço para o processo de moldagem de todos os painéis, os painéis prontos podem ser empilhados até que sejam posicionados no local definitivo.

 Um destaque entre as diversas vantagens oferecidas pelo uso do “Tilt-up” é a segurança, pois como a grande parte do trabalho é feita no chão quase não há a necessidade de trabalhar-se em grandes alturas, reduzindo o risco de acidentes. Outros benefícios evidentes são também a redução nos custos e no tempo de obra. O tempo de obra é bem menor devido à possibilidade de realizar-se concomitantemente a fabricação dos diversos painéis que constituirão a obra, já a redução de gastos deve-se à possibilidade de melhor gerenciamento e otimização do processo, contribui também o fato de que quase não há custos relativos ao transporte como nos pré-moldados tradicionais.

Hotel construído pelo sistema "Tilt-up"

A facilidade de modificação das construções “Tilt-up” também é um grande atrativo. É muito simples deslocar painéis e abrir novos vãos para portas e janelas por meio do corte do painel, sem demolições ou remendos. Outra característica atrativa deste processo é o fato de não haver praticamente nenhuma restrição arquitetônica possibilitando sua aplicação em qualquer tipo de construção, exceto apenas prédios muito altos.

Inicialmente o sistema era voltado quase que exclusivamente para a construção de galpões industriais, cuja construção precisava ser concluída no prazo estipulado e com o menor desperdício possível. Contudo, hoje o “Tilt-up” vem adquirindo uma aplicação bem mais ampla. Nos Estados Unidos, a taxa de crescimento da indústria “Tilt-up” é de 20% ao ano, já tendo ultrapassado a média anual de 60 milhões de m², em 12.000 edifícios. No Brasil já são mais de 2 milhões de m² construídos por esta técnica, mas ainda assim o numero de empresas especializadas na área é muito pequeno. Ainda assim, este método construtivo extremamente dinâmico e facilmente aplicável em diversas áreas do setor promete conquistar o mercado brasileiro.

Fontes: Revista TéchneCatep;

Anúncios

Um pensamento sobre “Sistema “Tilt-up”

  1. Pingback: Tilt Up- Tecnologia na construção civil | Engenharia Alternativa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s