Calouro: uma vida de novas possibilidades

Apesar da rotina que muitas vezes pode parecer cansativa, para os calouros tudo é novidade e o sentimento de maior responsabilidade na vida faz com que mais novos universitários comecem levar a vida de outra forma. Um período de muitas adaptações, conquista de maior liberdade e fase de amadurecimento, além é claro, do início de uma escalada rumo à vida profissional.

Saiba como se organizar, mantendo um bom desempenho acadêmico e economizando nas despesas sem deixar de aproveitar os entreterimentos  que a cidade tem a oferecer.

 Crie a cultura do planejamento financeiro:

  • Habitação
    • Fique de olho nos preços do supermercado (existem itens em ofertas todos os dias) e boa economia pode ser feita aí. Procure conhecer o que é um preço normal dos produtos que você compra, para que sempre tenha noção de caro ou barato. (E, de novo, pesquise sempre!).
    • Preocupe-se sempre com a região do entorno, principalmente pensando em encontrar serviços importantes, como padaria, supermercado, bancos, entre outros, o que pode gerar uma boa economia com deslocamentos.
    • As famosas repúblicas não poderiam deixar de ser comentadas. Podem trazer a possibilidade de rateio de despesas com colegas (além de serem bem divertidas).
  •  Tranporte
    • Muitas vezes, será possível pegar carona com colegas que moram próximo e estudam com você. Às vezes, mesmo oferecendo ajuda para a gasolina, você ainda irá gastar menos do que com o ônibus. Faça as contas e veja se a economia vale a pena.
    • Outro item que sempre gera aperto no orçamento são as viagens de volta para a casa, seja para passar os fins de semana ou os feriados prolongados e férias. A ideia da carona também funciona aqui, mas acima de tudo, o que se precisa é buscar uma relação de equilíbrio entre as saudades de casa e o bolso.
  • Alimentação
    • Fique de olho nos preços do supermercado (existem itens em ofertas todos os dias) e boa economia pode ser feita aí. Procure conhecer o que é um preço normal dos produtos que você compra, para que sempre tenha noção de caro ou barato. (E, de novo, pesquise sempre!).
    • Procure tentar cozinhar em casa eventualmente. Além de boa fonte de economia, pode ser uma boa distração!
    • Fique atento aos preços dos restaurantes. Como foi dito, há preços para todos os bolsos. Muitas são também as oportunidade de se contratar um serviço de entrega de refeição no seu apartamento ou república e você poderá pagar um preço mensal.

Dicas para uma fase de calouro feliz:

  1. Crie grupos de estudos e abra sua mente para novos aprendizados;
  2. Use a liberdade que você acabou de conquistar mostrando que é responsável e pode se divertir sem faltar com as obrigações;
  3. Tente deixar a vergonha de lado e procure fazer novas amizades. Elas darão um ótimo suporte quando a saudade e a vontade de desistir baterem. Faça bons amigos;
  4. Nos finais de semana convide alguém para andar pela cidade, com o intuito de conhece-la melhor e encontrar lugares que goste de frequentar;
  5. Procure não ficar muito tempo sozinho quando não estiver estudando;
  6. Tente manter um contato frequente com familiares, mas não de forma exagerada;
  7. Organize seu tempo para que tarefas como pagamento de contas e compras do supermercado não fiquem para trás ou atrapalhem seus estudos e seus momentos de descontração;
  8. Procure manter uma boa alimentação e fazer alguma atividade física que lhe proporcione prazer;
  9. Escolha uma boa moradia. Dividir seu lar provisório com parentes, amigos ou viver numa república para estudantes pode ser uma experiência enriquecedora que vai deixar bons ensinamentos como tolerância e responsabilidades. Procure perceber se os demais habitantes estão no mesmo ritmo de vida que o seu, se são bem humoradas e se tem disponibilidade em dividir tarefas;
  10. Não desista do seu sonho, a vida de universitário não é fácil, haverá muitas responsabilidades e existirão muitas dificuldades e desafios, mas no final, será muito gratificante, você vai ver!

Fontes: ECaderno, IEL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s