Tinta Isolante de Calor

O Brasil é hoje o quarto país do mundo em número de empreendimentos sustentáveis. São 43 construções e mais de 400 em processo de certificação. Uma recente inovação nesse setor são as tintas que isolam o calor. Na verdade, esta tecnologia já havia sido desenvolvida pela NASA há algum tempo para que os veículos espaciais conseguissem enfrentar as condições térmicas extremas, mas agora o produto chega ao setor da construção civil e atende ao mercado das “construções verdes”.

A tecnologia de isolamento térmico consiste em adicionar às tintas, microesferas de cerâmica, ocas, com vácuo em seu interior e com um revestimento externo para refletir a radiação de calor. O princípio de funcionamento das esferas é semelhante ao de uma garrafa térmica onde a superfície reflete o calor irradiado de volta para sua origem, enquanto o vácuo entre a superfície interna e externa limita a quantidade de calor transferido. Cada esfera é quase mil vezes menor que um grão de areia, elas são misturadas com minerais, resina e pigmentos. Com isso, forma-se a tinta refletiva, que adere em qualquer material: aço, alumínio, madeira, plástico. A tinta é capaz de refletir até 99% dos raios solares e pode ser aplicada tanto em áreas externas quanto internas. Como cerca de 60% do calor é perdido ou ganho através das paredes ou teto, isolá-los é uma das maneiras mais eficazes de regular a temperatura.

A temperatura poderá ser regulada tanto no inverno quanto no verão. No inverno o calor presente no interior da construção será retido devido ao vácuo e no verão a camada externa das esferas refletirá maior quantidade de raios solares. Em ambos os casos, o consumo de energia elétrica é reduzido já que o uso de aparelhos como climatizadores e aquecedores é menor. Estima-se que no verão a economia seja de 24% e no inverno de 12%. Diversas empresas já apostam nesta ideia para reduzir seus gastos, os empresários disseram que no último ano aplicaram em 50 mil metros quadrados de telhados. E garantem: em 2012, vão aumentar em dez vezes o faturamento da fábrica.

Segundo o gerente da empresa responsável pela criação do produto, a aplicação da pintura reflexiva poderá ter aplicações ainda maiores, “As áreas mais urbanizadas têm cobertura escura e pavimentação escura e geram o efeito de ilha de calor. A tinta reflexiva vem para trabalhar, nas coberturas e até mesmo nas pavimentações, a redução desse efeito”, diz ele.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Tinta Isolante de Calor

  1. Li diversos artigos americanos q desmentem essa “tecnologia”. Outra coisa estranha e’ q nenhuma empresa q vende esses produtos no Brasil possui nenhum certificado de instituto de pesquisa reconhecido. Segundo os testes nos estados unidos, a diferenca na reducao de temperatura entre superficies q usam a tinta com microesferas e superficies q simplesmente foram pintadas na cor branca e’ despresivel. Pergunto, alguem ai’ da UFJF fez algum teste com o produto ou ja’ encontrou algum laudo de algum instituti q valide esse produto??

  2. Vi um comentario ontem a noite sobre o fato da não comprovação cientifica do artigo acima. O comentario dizia q não há diferença relevante do ponto de vista de isolamento termico entre a superficie pintada com esta tinta e a superficie pintada de branco. Informava tambem q nenhum fabricante possuia certificação ou laudo tecnico q amparasse suas afirmações. O comentario foi excluido? Isso procede?

  3. Não, não costumamos realizar testes com os produtos. Muitos são caros ou difíceis de obter ou estão em fase de testes e não estão disponíveis no mercado. Nós reproduzimos as informações de fontes que julgamos confiáveis. Sua opinião, Marcelo, é interessante. Por acaso você tem os links dos artigos que leu desmentindo os resultados dessa tecnologia? Podemos fazer um post sobre isso.

  4. qual sua fonte sobre essa tecnologia, sobre o funcionamento dela? visto que a matéria do G1 acima não fala exatamente sobre isso que vocês escreveram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s