Cidade Vertical

Idealizada por engenheiros chineses, a cidade vertical parece à primeira vista uma utopia. O projeto, que recebeu o nome de Xtopia surgiu como uma solução à crise demográfica que ocorre em Xangai, maior cidade da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo. A previsão de um crescimento demográfico insustentável não é exclusividade da metrópole chinesa. A expectativa é de que até 2030 haja um aumento de 10 milhões de pessoas e que cerca de 60% da população mundial resida em cidades. Esses iminentes problemas levaram à criação do conceito de cidades verticais, estruturas muito maiores do que arranha-céus. O Xtopia teria 1600 metros de altitude e abrigaria cerca de 200 mil moradores, além de receber mais de 50 mil visitantes e trabalhadores por dia. Isso porque não abrigaria apenas residências, mas também lojas, escritórios, praças e até mesmo fazendas!

Embora espera-se que esta seja a solução para o problema da superpopulação, oferecendo aos moradores todos os benefícios de morar em uma cidade pequena, uma construção desta magnitude criaria diversos outros impasses. Algumas das soluções estão sendo estudadas com base no “Shanghai World Financial Center”, o quarto maior edifício do mundo. Os principais problemas seriam o transporte interno de dezenas de milhares de passageiros, o transporte de comida e água, a segurança contra desastres naturais e acidentes causados pelo homem. Mas mesmo o SWFC, com 492 metros, é muito pequeno em relação ao Xtopia, que teria três vezes a sua altura. Por isso, alguns problemas ainda não estão totalmente solucionados.

Seu formato não poderia ser convencional já que criaria uma grande obstrução na paisagem. O projeto inicial é de um formato de “x” sobre um tripé, que também aumentaria sua resistência à ação eólica. Os tufões, muito comuns em Xangai representam um grande desafio, muito maior do que nos edifícios convencionais, uma vez que mais da metade do Xtopia estaria situado acima da camada limite da atmosfera onde os padrões eólicos ainda são pouco conhecidos. Além da estabilidade fornecida pelo tripé, e do formato do seu topo, que faria os ventos circularem ao seu redor, os engenheiros também estudam outra solução retirada do SWFC, que seria a instalação de amortecedores sob sua estrutura. Para solucionar o problema do transporte a saída seria a instalação de elevadores, não elevadores convencionais, mas máquinas menores e mais velozes que poupariam tempo e espaço. Essa ideia foi retirada do Centro de Comércio Internacional em Hong Kong, com 118 andares. Cada elevador atenderia à andares determinados evitando paradas constantes e além disso também se moveriam horizontalmente.

Xtopia conteria até mesmo fazendas já que os andares mais elevados receberiam luz solar suficiente para isso. Assim seria eliminada a necessidade de buscar alimento em longas distâncias. Os alimentos seriam mais baratos e mais frescos, e poderiam ser produzidos em quantidade suficiente para abastecer toda a população da cidade.

Outro grande problema previsto pelos engenheiros seria a ocorrência de um incêndio. Neste caso a solução foi proposta com a ajuda de especialistas em Chicago, que se aperfeiçoaram no combate a incêndios em grandes alturas. Uma das estratégias propostas seria o treinamento diferenciado dos bombeiros, e a instalação de diversas unidades distribuídas por diversos andares. Outra idéia retirada do SWFC é a criação de andares de refúgio onde a segurança seria reforçada.

Muitos podem questionar o impacto ambiental de uma estrutura desse porte, mas algumas de suas características podem torná-la sustentável. A água da chuva seria captada, bem como a energia proveniente do sol e do vento. Estão sendo desenvolvidos também vidros especiais, que se adaptariam às condições climáticas locais impedindo o desperdício de energia e diminuindo a dependência de luz artificial.

O Xtopia promete ser uma alternativa a diversos problemas, mas também um desafio em diversos campos da engenharia. A promessa é de que as cidades verticais sejam extremamente seguras e autossuficientes. Muitos especialistas duvidam da viabilidade deste projeto, sem dúvida sua realização seria um enorme desafio para construção civil, e remodelaria extremamente o conceito das cidades como as conhecemos.

Veja o documentário completo: 

Fontes: Discovery Channel

Anúncios

2 pensamentos sobre “Cidade Vertical

  1. Pingback: Melhores Posts do Setor Imobiliário – 17 a 23/02 | Blog.VivaReal.com.br |

  2. Pingback: Férias | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s