Light Steel Framing

Até algum tempo o chamado Light Steel Framing (LSF), em português, Estrutura de Aço Leve, era apenas parte complementar da construção de grandes edifícios. O material usado neste sistema construtivo é o aço leve moldado a frio ou, aço galvanizado, que é produzido a partir de chapa de aço cuja espessura é reduzida e, portanto, de baixo peso. Hoje, o aço galvanizado é empregado como principal elemento estrutural uma vez que o LSF dispensa o uso de tijolos ou cimento, sendo o concreto empregue apenas nas fundações.

A construção é feita, basicamente, em seis etapas:

1. A primeira é a fundação, do tipo radier;

2. Depois, os componentes da estrutura chegam prontos ao canteiro, são montados e unidos;

3. Parte-se para a montagem da cobertura, também de perfis leves de aço;

4. Em seguida, ou concomitantemente, vem a execução do fechamento externo;

5. O embutimento das instalações elétricas e hidráulicas;

6. E, finalmente, os acabamentos.

Veja o vídeo mostrando passo a passo o processo: 

Por serem utilizados materiais leves, muitos podem duvidar da resistência deste tipo de construção. No entanto, alguns aspectos dessas estruturas garantem que elas tenham elevada resistência sísmica: o aço garante grande parte da sua resistência, assim como em construções de alvenaria onde varas de ferro são embutidas em pilares e lintéis de cimento, só que neste caso há a vantagem de não haver o peso do cimento e do tijolo; como não são necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores ajudam a repartir todo o peso das placas e andares; eliminam-se também pontos frágeis de ruptura, visto que não são empregues pontos de soldadura.

Além da grande resistência, o Steel Frame tem diversos outros pontos positivos: o isolamento pode ser feito por materiais como placas cimentícias, OSB (derivado da madeira) ou poliestireno expandido (isopor), além da inserção de lãs minerais e gesso cartonado nas cavidades das paredes garantindo o isolamento térmico e acústico e a regulação da umidade no ambiente. Quanto à construção, o sistema LSF também oferece benefícios, as diversas qualidades das Estruturas de Aço Leve facilitam o processo de construção e diminuem o custo da obra. O baixo peso dos materiais, a utilização de sistemas de fixação mecânica ao invés de cimento, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores e a facilitada colocação de tubagens e condutores elétricos, diminuem consideravelmente o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos, em alguns casos reduz-se em até 50% o tempo de obra.

Como se não bastassem as já enunciadas vantagens, as estruturas LSF são ainda ecologicamente corretas em diversos aspectos: há redução dos meios de transporte e por consequência do consumo de combustível; o peso lançado sobre os solos, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis, é extremamente reduzido; em toda a obra a água é praticamente desnecessária. E mesmo depois de pronta existe grande poupança de energia devido ao bom isolamento do edifício, e grande parte dos materiais usados pode ser reciclado ou reaproveitado na totalidade.

As desvantagens do uso do LSF ficam por conta do custo da obra, mas nos últimos anos houve redução de valores, graças à nacionalização dos componentes. Os custos também podem ser reduzidos se for feito um bom planejamento: “Ao fazer o projeto estrutural específico do nosso negócio, procuramos também fazer uma otimização do projeto arquitetônico, ou seja, adotamos medidas, afastamentos e recuos que façam com que se tenha menor perda de material possível dos padrões da indústria, tanto do drywall, como das placas cimentícias e dos próprios sidings usados em fachada”, explica Marcio Raigorosky, da Steel Frame do Brasil.

Casas do programa Vila Dignidade

O Steel Frame está sendo empregado até mesmo em contruções populares à exemplo do Vila Dignidade, programa que promoverá a construção de moradias em pequenas vilas, voltado aos idosos, realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

O Steel Frame pode ser empregado em casas e pequenos prédios, mas não é indicado para edifícios de grande porte. Se você está procurando um meio rápido e prático de realizar sua obra, o Steel Frame pode ser a solução. Mas lembre-se, que como em qualquer projeto deve-se avaliar se o método empregado é adequado e eficaz ao tipo de construção desejada!

Fontes: Revista Téchne, WikipédiaSteelHome

Anúncios

14 pensamentos sobre “Light Steel Framing

  1. Estou construindo em steel frame em juiz de fora, quem tiver interesse em conhecer terei o maior prazer em mostrar!!!

    • Olá Roberto Cândido! Moro em Juiz de Fora e estou bastante interessada em construir em Steel Frame. Mas não tenho conhecimento na área e ficaria muito grata em receber algumas informações suas se isso não for inconveniente!

  2. Pingback: Fundação tipo radier | PET Engenharia Civil - UFJF

  3. Quais são as desvantagens de uma construção com essa estrutura? Em uma cidade como Cuiabá que a temperatura chega a 40 45 graus nao fica muito quente dentro da casa?

  4. Boa noite Lenir,
    nas obras construídas com sistema Light Steel Frame que acompanhei, eram utilizados isolantes térmico e acústico (geralmente lã de vidro). O isolante é colocado entre os perfis e as placas de osb ou de gesso (que são utilizadas para revestimento). Fiz a mesma pergunta para o responsável pela obra, segundo ele esse material de isolamento garante às construções em Light Steel Frame melhor isolamento do que as construções de alvenaria.

  5. Boa tarde. Estou com uma grande urgência para contratação de um profissional que faça cálculos estruturais em Steel Frame e que possa acompanhar a obra quando necessário. Estamos com uma demanda grande de obras na região noroeste do Rio Grande do Sul. Quem souber de algum contato por favor esse é meu telefone: (55)96669021

    • Boa noite Vanessa,
      estou tentando entrar em contato com um conhecido meu que faz umas obras em Steel Frame aqui na região, se ele ainda tiver o contato eu te passo assim que possível. Fiquei curiosa pois esse é o tema da minha iniciação científica aqui na Universidade, como você começou a trabalhar com Steel Frame? Você já tinha interesse na área ou foi pela demanda do setor?

      • Olá Natália, vou ficar na torcida para que consiga o contato e muito obrigada desde já pela força.
        Respondendo suas perguntas, conheci o Steel Frame pelo meu marido que é estrangeiro, na Europa praticamente só se constrói assim a mais de 100 anos. Acho que estamos atrasados na tecnologia…kkk…Então fizemos uma pesquisa aqui na região para ver o impacto das pessoas receberem essa tecnologia e pelas reações chegar a conclusão se iriam receber bem esse tipo de construção ou se iriam ficar “presos” ao comodismo de alvenaria. O resultado foi súper positivo, foi um processo bem longo até essa aceitação, meses em reuniões. Hj estamos construindo o primeiro prédio em Steel Frame na cidade e região e estamos com muitas obras na fila, porém precisamos de um engenheiro que queira bastante trabalho!!!
        Abração!♡

      • Oi Vanessa, infelizmente não tenho boas notícias, a construtora sobre a qual eu te falei que faz obras aqui na região também não tem contato direto com o calculista. Mas, uma solução para você seria buscar profissionais no exterior (infelizmente a situação é tão crítica a esse ponto!). Eu aposto muito nesse sistema (e com certeza estamos atrasadíssimos em relação a isso!) mas tenho certeza que a difusão dele no país é só questão de tempo. Desejo muita sorte pra você nesse empreendimento, um dia também pretendo trabalhar nessa área.
        Beijos

      • Caros amigos:

        Ao ler os vossos comentários, resolvi deixar o contacto da FUTURENG. Somos um escritório de engenharia que se dedica exclusivamente ao Light Steel Framing (Estruturas Leves em Aço). Estamos situados em Lisboa e temos uma experiência de mais de duas décadas neste tipo de sistema construtivo. Os nossos cálculos e projectos têm sido aplicados em vários países, incluindo no Brasil.

        Sugiro que consultem o nosso site que é um dos que possui mais informação em português sobre o LSF. Poderão também seguir o nosso Facebook e ver muitas centenas de fotos de obras de construtoras que recorrem aos nossos serviços. Estão disponíveis também imagens de obras no Brasil.

        Espero que esta informação seja útil.

        https://www.facebook.com/futureng
        http://www.futureng.pt

        Cumprimentos!

        Carlos Pereira
        FUTURENG

    • Vanessa eu presto serviço de esteel se precisa de mão de obra fiquei cinco anos em portugal se precisa 32)987067550 MAYCON

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s