Etiqueta Corporativa – Parte1 – Guia geral

Ao iniciar um estágio, ou mesmo uma bolsa mais séria na universidade, vários jovens se deparam com normas de vestimenta e etiqueta com as quais, até o momento, jamais haviam se importado. Os hábitos da nossa geração, a geração y, em muito contribuem para esse desinteresse em padrões rígidos como hierarquia, códigos de vestimenta e pontualidade.

No entanto, o local trabalho NÃO é universidade ou barzinho. E em certo momento da passagem da vida acadêmica para a profissional, os jovens se sentem desconfortáveis quanto à mudança drástica de ambiente, e muitos não sabem lidar ou respeitar as novas regras. Alguns jovens sem muita maturidade e despidos de sensibilidade têm incomodado até seus parceiros igualmente jovens com uma postura descompromissada, desrespeitosa com a hierarquia e com algumas liturgias corporativas. É necessário atenção para que o modo de agir ou vestir não se torne um empecilho na carreira profissional dos jovens de hoje.

O escritor irlandês Oscar Wilde dizia que “só os tolos não julgam pela aparência”. Nem tudo aquilo que é moda ou, ainda, nem tudo aquilo que é de nosso agrado pessoal se encaixa no código de vestuário que a empresa adota.

As dicas a seguir são válidas não apenas para o ambiente de trabalho, mas para várias situações do dia-a-dia, seja em casa, na rua ou na universidade.

Aparência

  • Muito departamentos ou empresas são menos exigentes quanto ao vestuário de seus profissionais, que pode ser menos formal. Porém, essa informalidade não pode ser excessiva – espelhe-se nos gestores ou supervisores. As roupas não devem ser desbotadas, manchadas, excessivamente decotadas ou velhas.

Celulares

  • Durante reuniões de negócios, coloque o celular no silencioso e deixe as ligações para serem recebidas pela caixa postal. Mesmo quando colocado no modo vibratório, o telefone pode fazer barulho, portanto, cheque se ele está totalmente silencioso. Se for um assunto urgente, desculpe-se com seus colegas e saia da sala. Ninguém precisa ouvir você falando ou escrevendo e-mails.

E-mail

  • Use as mesmas regras de pontuação e concordância que você usaria em uma carta. Cuidado para não parecer antiprofissional e preguiçoso. Emoticons devem ser raramente ou nunca usados.
  • Se você pretende usar uma conta de e-mail pessoal para assuntos profissionais, escolha um endereço que tenha algum senso de profissionalismo. Evite endereços que sejam muito casuais ou pessoais.

Primeiras impressões

  • Comunique-se com todo o corpo: levante-se quando alguém entra na sala, faça contato visual, sorria, tenha um aperto de mão firme, sem esmagar os dedos da outra pessoa. Faça uma apresentação de 30 segundos sobre quem você é e o que você faz. Ouça a outra pessoa atentamente – não interrompa e não monopolize a conversa.
  • Esquecer nomes é um problema comum. Para evitar situações embaraçosas, repita o nome da pessoa no início e no fim da frase. (Ana? É um prazer conhecê-la, Ana). Você pode ajudar outras pessoas a lembrar seu nome falando-o lenta e claramente.

Piadas

  • Lugar de gente engraçada além da conta é nos palcos da vida. Por isso, seja sensível e perceba quando uma observação divertida ou uma brincadeira pode ser bem-vinda e usada para descontrair um ambiente tenso. Da mesma forma, morda a língua e guarde a piada para outra ocasião quando seu bom senso ou a situação sinalizarem seriedade.
  • Humor é um tema complicado no ambiente de trabalho. Nunca faça comentários sobre religião, gênero, raça ou preferência sexual. Não envie piadas por e-mail para conhecidos do trabalho. Você pode pensar que elas são hilárias, mas nem todo mundo pode achar o mesmo.

Reuniões

  • Timing é tudo, especialmente quando foi você quem convocou a reunião. Comece na hora – esperar 15 minutos irá apenas encorajar e premiar os atrasados. Da mesma forma, especifique um horário de término para os outros poderem se planejar. Reserve os cinco últimos minutos da reunião para planejar a próxima.
  • Evite usar laptops em reuniões e apresentações, a não ser que seja para anotar o que está sendo dito. Seja respeitoso com quem apresenta.


Apresentações

  • Cheque se tudo está funcionando antes de uma apresentação – microfones, arquivo de Power point e projetor.
  • Faça sua apresentação como você gostaria que fizessem para você. Fale claramente, não ultrapasse o limite de tempo e deixa um tempo suficiente para perguntas e respostas.
  • Se for assistir a uma apresentação, chegue na hora, desligue o celular, evite comer ou beber e não participe de conversas paralelas. Se chegar atrasado, use uma entrada discreta. Se for sair mais cedo, sente-se perto da porta e saia discretamente.
  • No momento das perguntas e respostas, faça questões concisas – não tente ofuscar o apresentador mostrando todo o seu conhecimento sobre o tema.

Respeite a hierarquia 

  • Se você vem de um lar onde os pais dispensaram a formalidade no tratamento e o respeito ao papel que desempenham em sua vida, saiba que no universo corporativo as coisas não são bem assim. Respeite a hierarquia dentro da organização: os de maior cargo têm precedência sobre você; os colegas mais velhos podem até não ter saído da universidade tão recentemente quanto você, mas o que a experiência lhes ensinou você precisaria de alguns diplomas para aprender. Não desdenhe a experiência nem o conhecimento prático de quem está no mercado de trabalho. Isso é ser presunçoso, mal-educado e pouco inteligente.

E por fim, um conselho geral: a melhor saída para evitar erros e fugir de situações embaraçosas é agir com discernimento. Em um cenário desfavorável, o mais indicado é manter a calma, usar o bom senso e agir da maneira que julga correta.

Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA, Robert Half – Recrutamento Especializado, Você S.A. – Artigos – Célia Leão

Anúncios

3 pensamentos sobre “Etiqueta Corporativa – Parte1 – Guia geral

  1. Pingback: Etiqueta Corporativa – Parte 2 – Vestuário « Pet Civil – UFJF

  2. Pingback: Etiqueta Corporativa – Parte 3 – Internet « Pet Civil – UFJF

  3. Pingback: Etiqueta Corporativa – Parte 3 – Internet « PET Engenharia Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s