Prédio desaba parcialmente em São Bernardo do Campo

Menos de duas semanas após o desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro, um prédio desaba parcialmente em São Bernardo do Campo, no ABC. O incidente aconteceu por volta das 19h30 desta segunda (6) e provocou um rombo de 10m de diâmetro, que começou no teto do prédio e atingiu os 14 andares do Edifício Senador. Morreram duas pessoas e outras seis ficaram feridas.

A edificação, inalgurada em 1978, foi interditada na noite de quarta-feira (8) por tempo indeterminado para realização de perícia e de outros trabalhos. “Tudo com a documentação desde a sua origem e a manutenção das certificações, tudo em dia. Não há histórico de problemas”, assegura o prefeito Luiz Marinho.

O que levou ao desabamento parcial desse edifício?

Uma reforma na laje do último andar por conta de infiltração de água pode ser a causa. O reparo ocorreu no 14º andar, a cerca de dois metros de distância onde ocorreu a queda do bloco da laje, onde ficavam guardados materiais do prédio, segundo o delegado Victor Vasconcellos Lutti, do 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo. Policiais subiram até o último andar do edifício e checaram que tanto a obra quanto o vazamento existem no local.

“Foi feito um reparo [na laje] e esse reparo pareceu não ser conveniente, no sentido de não ter sido feito da forma como deveria ter sido. O profissional não usou a técnica correta”, disse o delegado na tarde desta terça. Também é possível que tenha havido fadiga de material, de acordo com o delegado. As hipóteses de queda da caixa d’água e de explosão estão descartadas, já que não há indícios de nenhuma das duas coisas.

Somente um laudo técnico esclarecerá as causas do acidente. A seguir, fatores que influenciam no desabamento de edifícios.

Fonte: G1, G1,Veja

Imagens Veja, G1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s