Casa de Concreto PVC

Casa de 36 m² foi construída na sede da Dupont em São Paulo

Um método alternativo de construção civil permite erguer moradias com redução de até 15% no custo, em comparação com as casas de alvenaria, e em um período de apenas sete dias, ante pelo menos 90 dias no sistema comum. Chamada “Casa de Concreto PVC”, a tecnologia alia o uso de concreto com a estrutura de PVC.

O sistema, desenvolvido pelas empresas Dupont, Braskem e Global Housing International, recebeu certificação há cerca de um mês para utilização no Brasil e foi homologado pela Caixa Econômica Federal para a construção de mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida. A capacidade atual de fabricação do novo sistema é para a construção de 5 mil moradias por ano. “Podemos chegar a 40 mil e 50 mil casas por ano”, disse Roberto Gandolfo, sócio-diretor da Global Housing. Atualmente há 500 casas neste modelo prontas no País, o preço de venda em Santa Catarina é de R$ 800 a R$ 900 por m².

A estrutura oca de PVC substitui o uso dos tijolos nas paredes, com montagem realizada por encaixe. Não é necessário a quebra para instalação da fiação elétrica e tubulação hidráulica. Cada peça tem uma função específica e funciona como se fosse um quebra-cabeça. “80% (da estrutura) é feita de forma industrial. Não é necessária mão de obra especializada, apenas treinada. A redução de mão de obra é de cerca de 80%”, afirmou Gandolfo.

Por conseguir reduzir o prazo na construção de novas residências, a nova tecnologia é aplicada em reconstruções após catástrofes.”O sistema não foi desenvolvido para ajudar em situações emergenciais, mas tem sido amplamente utilizado para reconstrução, como após as enchentes em Santa Catarina”, afirmou Paulo Vieira, vice-presidente da Dupont.

O conceito “Casa de Concreto PVC” também permite que o sistema de alvenaria seja usado para ampliação do imóvel, ou ainda que uma casa de tijolos tenha uma parede reformada com uso do PVC. Após a casa erguida, o acabamento pode ser de diferentes formas, como gesso, azulejos, pintura, ou até mesmo o próprio PVC, reduzindo custos e obtendo um maior isolamento térmico.

Uma casa no estilo popular foi erguida em cinco dias na sede da Dupont em São Paulo, para demonstração, com 36 m² e quatro cômodos – dois quartos, sala/cozinha e banheiro.

Clique aqui para ver mais fotos.

Fonte: Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s