Criatividade Incomparável

Hoje, veja 3 projetos de cair o queixo. Sejam eles criativos, inovadores ou inusitados, os arquitetos vêm dando trabalho para os engenheiros há muito tempo. Os resultados, por sua vez, são estruturas inéditas, lindíssimas. Confira: (Clique nas imagens para ampliar)

Inovador – A Casa Caracol

O que você imagina quando enrola uma folha de papel em formato de caracol? O engenheiro e arquiteto Christopher Daniel pensou em uma casa pré-fabricada constituída de um único material na sua superfície externa, do começo ao fim.

“Estava brincando com um plástico e o enrolei em forma de turbante. Foi quando tive a ideia da casa Califórnia roll”, conta o sul coreano de 29 anos, que levou quase quatro anos até concluir o projeto em 2011.

A superfície externa é envolvida por um material de alta eficiência energética adaptado a climas hostis, como o deserto, onde a variação de temperatura é drástica. A incidência de luz que entra pelo vidro pode ser controlada eletronicamente.

Para Christopher, a tecnologia aplicada na arquitetura é capaz de proporcionar novas experiências e, até mesmo, de transformar o estilo de vida convencional. “A arquitetura e o design ainda são conservadores diante das inovações tecnológicas disponíveis. Essa combinação seria interessante para demarcar uma evolução arquitetônica”, acredita.

Uma outra influência de Daniel são os filmes. “Os cineastas são mais bem treinados para direcionar o olhar do público”, considera. Daniel coloca o filme de ficção científica “Tron”, filmado em 1982. “A vista noturna do California Roll é uma evidente influência dele.”

Criativo – A Casa-Folha

Eleita como um dos 100 melhores projetos arquitetônicos de 2007 pela Architectural Digest Magazine, a Casa Folha recebeu este nome pelo desenho orgânico de suas coberturas.

Criada por Mareines + Patalano Arquitetura é uma casa de praia com 800 m², localizada no Rio. Ela é de frente para o mar, com deck para barco, som dentro da piscina e muita madeira. Os vãos e pé direito alto permitem que o vento do mar passe pela casa inteira.

Inusitado – Hotel de Asas

Após uma longa viagem aérea, você chega a seu destino e finalmente vai descansar em terra firme… dentro de um outro avião. Pelo menos se  você for para Quepos, na Costa Rica. Isso porque o Costa Verde Resort transformou um Boeing 727de 1965 em duas suítes. A aeronave foi transportada peça a peça do aeroporto de San José até o local em que fica o hotel. Lá, foi montada e colocada sobre um pedestal com mais de 150 metros de altura.

Divulgação

Fontes: Revista Casa e Jardim, Folha Online, Hypeness

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s