Drenagem em campos de futebol

A Copa do Mundo está aí, e o Brasil prepara seus estádios para receber os maiores jogadores da Terra.

Uma comissão formada por engenheiros e arquitetos especializados em projetos de campos desportivos visitou 29 estádios em todos os estados do país. Segundo esta comissão, o país tem muito a fazer nos próximos sete anos para atender as exigências da FIFA (Fédération Internationale de Football Association).

Jogar aí é complicado, né?

Nos estádios de futebol, todos os aspectos são importantes, desde sua infra-estrutura, arquibancadas, vestiários, iluminação artificial e sem dúvida o gramado. Este último é de vital importância para que o jogo, transcorra naturalmente sem obstruções e riscos para seus participantes.

O grande problema que ocasiona a diminuição da jogabilidade são as poças d’água, ou seja o encharcamento dos gramados ocasionados pelas águas das chuvas. Esse problema é muito comum no Brasil, devido ao clima equatorial tropical que é caracterizado por temperaturas elevadas e grande intensidade de chuvas, sendo estas últimas muitas vezes responsáveis por cancelamentos de jogos, causando transtornos a torcida e expectadores e até mesmo atraso nos campeonatos disputados.

Para a utilização plena de um campo de futebol – seja em gramado ou areia – é indispensável a instalação de um sistema de drenagem superficial, que possibilite a rápida infiltração e o escoamento das águas precipitadas. Dessa forma, é possível usar o local mesmo sob chuva. No caso do gramado, outro objetivo é recuperar o nível de umidade do solo, pois o excesso de água é prejudicial ao desenvolvimento e conservação da grama.

Sistemas de Drenagem

Além da drenagem superficial, os campos devem ser munidos de um sistema de drenagem subsuperficial, sendo que o primeiro tem a finalidade de remover a água que escoa superficialmente pelo gramado, que segundo padrões internacionais da FIFA, devem possuir ao menos 1% de inclinação para as laterais do campo em relação ao centro. A drenagem subsuperficial é a drenagem que ninguém enxerga, pois fica oculta aos olhos dos expectadores, presente embaixo do gramado e do solo de superfície, entretanto é a principal responsável para evitar o encharcamento do mesmo.

Os principais fatores considerados ao projetar sistemas de drenagem de um campo de esportes incluem: movimento da água para o campo das áreas circunvizinhas, tipo de solo e profundidade do solo, capacidade de remover o excesso de água para fora do campo (galerias de águas pluviais, afluentes, etc.) e fatores climáticos como chuva.

Geralmente em um sistema drenante de campo de futebol são feitas por linhas de trincheiras em formato de espinha de peixe de modo a promover uma maior área de influência. No processo usual, o solo das trincheiras é removido dando espaço a uma porção de brita e tubo perfurado envoltos com manta geotêxtil não tecida. Sobre as trincheiras é previsto uma camada de solo denominada Top soil que tem a função de levar a água até as trincheiras, de maneira rápida e eficaz, além de permitir o desenvolvimento da grama. Devido a este fato, deve-se utilizar um solo com boa permeabilidade e nutrientes orgânicos.

Existem, atualmente, várias empresas e vários produtos específicos para este fim. Eles trabalham abaixo da superfície para manter o desempenho do campo e a beleza do gramado. Sistemas de grama natural ou artificial ganham camadas de cascalho de drenagem, tubos de drenagem com filtração, irrigação e a opção para aquecer ou resfriar o sistema.

Este é um modelo do Sports Construction Group.

Fontes: Drainage for Sports Fields (Inglês), Fórum da Construção

Anúncios

Um pensamento sobre “Drenagem em campos de futebol

  1. Pingback: Melhores Posts do Setor Imobiliário 05 a 11/08 | Blog.VivaReal.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s