CONFEA e CREA

Você sabe quais conselhos regem sua futura profissão? De que forma isso interfere na sua vida profissional?

CONFEA

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) é uma autarquia pública federal instituída pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas.

Atualmente, o Confea é regido pela Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, tem sede em Brasília, e possui cerca de 770 mil profissionais registrados em seu Sistema de Informações (SIC).

Sua missão é atuar eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais de engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos, sempre orientado para a defesa da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável.

O Confea zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade, sempre com respeito ao cidadão e cuidado com o meio ambiente. O Conselho Federal tem, ainda, como valores a integridade, a ética, a excelência e a transparência.

Composição

O atual presidente do Conselho é o engenheiro civil Marcos Túlio de Melo, que tem buscado, em sua gestão, alavancar a presença das profissões da área tecnológica no contexto nacional e mundial e promover o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Além do presidente, o Confea é organizado da seguinte forma: plenário – composto por 21 conselheiros; comissões permanentes; Comitê de Avaliação e Articulação; e Conselho Diretor. Suas finalidades e competências estão previstas na Resolução nº 1.015, de 30 de junho de 2006, Regimento do Conselho.

CREA

O CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) é uma autarquia federal que regulamenta e fiscaliza o exercício dos profissionais de engenharia, arquitetura, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, tanto de nível superior, quanto técnico. Sua missão é garantir mercado de trabalho aos profissionais legalmente habilitados, impedindo a atuação de leigos. Para a sociedade, isso significa segurança e qualidade nos serviços prestados. O Conselho tem como instância máxima um plenário composto por representantes de entidades de classe e instituições de ensino. Cada profissional deve ter o seu registro no CREA do estado em que vai atuar, podendo ter registro em mais de um CREA.

CREA Júnior

Formado por estudantes, o CREA Júnior existe em 15 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Santa Catarina) e no Distrito Federal. Trata-se de um órgão diretamente vinculado ao CREA do estado em que atua. Sua função é promover discussões, debates, palestras, seminários, visitas técnicas e projetos sociais sobre temas relacionados com as diversas profissões tecnológicas. Mais do que um espaço para debater temas nacionais e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do país, o CREA Júnior transformou-se em um eficiente canal de interlocução dos estudantes com o Conselho. A Comissão busca difundir conhecimentos tecnológicos, incentivando os futuros profissionais do Sistema a estudar soluções para as demandas sociais cujas soluções são possíveis a partir do meio estudantil, enfatizando a ética profissional. Também procura fornecer informações sobre exercício profissional, apoiando movimentos empreendedores estudantis, dando assessoria aos estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho. O CREA Júnior se tornou mais que um espaço para disseminar informações e conscientizar os estudantes sobre a importância de conhecer a legislação profissional e as regras de conduta às quais estarão submetidos no exercício da profissão. Ele contribui para formação de lideranças para o Sistema e para o país.

Para acessar o CREA do seu estado clique aqui.

Para mais informações sobre eventos, legislação, fóruns, órgãos e serviços do CONFEA, acesse: http://www.confea.org.br/.

Fonte: CONFEA, CREA-MG,

Anúncios

2 pensamentos sobre “CONFEA e CREA

  1. Olá!
    Qual lei diz que o Confea é composto por 21 conselheiros?
    Fiquei na dúvida porque a lei 5194 informa que são 18 conselheiros.

    Muito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s