“A Universidade não deve formar profissionais para o mercado. Deve formar cidadãos plenos.”

Luiz Claudio Costa

No último fim de semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediou um dos maiores encontros de grupos do Programa de Educação Tutorial de Minas Gerais, o 3º UAIPET. A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, professor Dr. Luiz Cláudio Costa, que encerrou a noite de sexta-feira, 18, com uma palestra para os participantes do evento na Faculdade de Engenharia.

Costa disse que o programa é um importante instrumento no intuito de formar profissionais que possam fazer uma sociedade mais justa, repassando o conhecimento adquirido para reverter a conjuntura atual brasileira.

O Secretário de Educação Superior analisa que, embora tenha ocorrido mudança de governo, o atual é altamente comprometido e envolvido com a educação. “Foi autorizada a contratação de 3.500 professores substitutos, e estão sendo desenvolvidos projetos de lei para colocar em sala de aula mais professores efetivos”, disse.

O objetivo do Ministério da Educação, segundo Luiz Cláudio, é inserir mais jovens nas universidades e diminuir a evasão. Ele explica que as medidas para reduzir o índice de alunos que deixam as universidades devem ser tomadas de dentro para fora, “daí a importância de estudos através dos PETs para diagnosticar possíveis pontos dessa evasão, que podem ser sanados, se identificados no começo”, acrescentou.

Integração

Segundo o professor e coordenador do encontro, Francisco José Gomes, esta edição do evento teve quase 400 inscritos, “número muito superior aos eventos anteriores”.

Embora seja um encontro de petianos de Minas Gerais, o encontro reuniu representantes de universidades federais do Rio de Janeiro, a Fluminense (UFF) e a Rural (UFRRJ). O professor destaca a crescente importância e reconhecimento que o MEC tem dado ao evento e ao PET de uma forma geral: “Isso se dá até mesmo pela participação do ex-reitor da UFV e atual secretário de Ensino Superior (Sesu).”

O evento começou na sexta-feira, 18, com atividades até domingo, 20. O encontro contou com a participação de diversos tutores das universidades. Paulo Roberto Figueira Leal da Faculdade de Comunicação local explica que o evento é essencial para todos os envolvidos: universidades, alunos e professores, “por integrar ensino, pesquisa e extensão, permitindo facilitar o acesso a outras universidades.”

O professor está à frente de um projeto sobre cultura política, trabalho que estuda a forma e os valores com que os adolescentes de uma escola do bairro Borboleta, em Juiz de Fora, que participam do projeto, têm sobre a política e os meios de comunicação de massa. “O objetivo é aumentar a participação dos jovens na política”, afirma.

A professora e tutora do PET da UFF Lérida Polvoleri foi convidada para participar do debate “O Futuro do PET”, cujo objetivo foi discutir a educação dentro das várias crises que o mundo vem passando.

A mesa de abertura do evento foi composta também pelo reitor em exercício da UFJF, José Luiz Rezende Pereira; presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Mário Neto Borges; o presidente da Comissão Executiva Nacional dos grupos PET, Álvaro Ayala; diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF, Hélio Antônio da Silva; o representante dos professores tutores, professor José Marques; e o representante dos alunos, Cícero Villela.

O presidente da Comissão Executiva Nacional dos grupos PET destacou que a oportunidade vivenciada pelos petianos traz responsabilidades muito grandes: “Esse nível de formação deve trazer retorno para a sociedade brasileira, tornando o país menos desigual”.

Número de instituições de Ensino Superior e Grupos Pet

2005 2007 2011
IES 57 77 105
Grupos 296 428 780

 

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFJF

Site do Uai PET

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s