No espírito de férias – Hotel Flutuante

Se você está planejando visitar a Suécia nas próximas férias, fique ligado: você pode se hospedar nesse incrível hotel flutuante:

Criado pela empresa russa Remistudio, este hotel foi desenvolvido como um  projeto conceitual de estrutura em forma de arco, capaz de flutuar. O edifico de 30 m de altura denominado Ark Hotel, ou Hotel Arca, foi desenvolvido dentro do programa “Architecture for Disaster Relief” (Arquitetura para Proteção Civil, em tradução contextual livre), realizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), com base na preocupação com as mudanças climáticas e com a elevação do nível do mar.

Obs. não confunda com o Ark Hotel chinês, construído em 6 dias.

Características

Projetado para suportar enchentes, maremotos, a elevação dos níveis do oceano, assim como terremotos e outras catástrofes naturais, o hotel foi concebido como uma estrutura que flutua e funciona de forma independente sobre a superfície da água, proporcionando um ambiente verde, auto-sustentável para os clientes que, presumivelmente, nunca precisariam sair.

O hotel/abrigo pode ser construído em vários climas e regiões sismicamente perigosas porque seu porão é uma estrutura em concha, sem bordas ou ângulos.

O projeto também integra células solares fotovoltaicas, um sistema de coleta de águas pluviais e uma extrutura externa  protegida com uma camada auto-limpante e reciclável de Etiltetrafluoretileno (ethyltetrafluoroethylene – ETFE) – o mesmo material usado no Centro Aquático Nacional de Pequim.

A Arca constitui um sistema único de energia. A cúpula, na parte superior, recolhe o ar quente que está reunido em acumuladores de calor sazonais para proporcionar um fornecimento ininterrupto de energia para o complexo inteiro, independentemente das condições do ambiente exteriores. O calor do meio ambiente – o ar, água ou solo externos –  também são utilizados.

Um sistema de suporte de carga dos arcos e cabos permite a redistribuição de pesoao longo de todo o corpo, em caso de terremoto.

O design inteligente do edifício permite uma excelente relação entre seu volume e sua superfície exterior, promovento uma economia significativa de materiais e proporcionando eficiência energética. Sua estrutura pré-fabricada também permite uma construção rápida.

Clique para aumentar

Clique na imagem para ampliar

Construção

A construção é iniciada a partir da instalação de um suporte central que tem, em sua parte inferior, uma unidade de transformação de energia térmica em energia elétrica. Em seguida, são instalados os arcos e o fechamento. Toda a construção seria realizada com a energia gerada pela própria unidade do suporte central.

O projeto do Ark Hotel prevê quatro pavimentos de quartos, todos conectados ao jardim interno, além de um grande espaço aberto, que permitiria a circulação das pessoas pelo edifício.

Além das eco-credenciais, é um projeto impressionante que parece saltar diretamente de um filme de ficção científica. Podemos apenas esperar que a pior das previsões de aquecimento global se prove imprecisa e o Hotel Arca não se torne o destino preferido dos feriados do século 22.

Via Dhyra, Gizmag, Site da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Site da editora Pini.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s