A casa que gira à sua vontade

Certo. “Tecnologia” e “Sustentabilidade” são palavras bastante em voga atualmente. Que tal um pouco dos dois?

Para quem gosta de uma casa bem iluminada, essa invenção inusitada é para ser celebrada. Um casal na Austrália construiu uma casa que pode rodar para seguir o sol. A propriedade de Luke e Debbie Everingham, em Wingham, New South Wales, pode ser rotacionada graças ao tablado sobre o qual ela foi construída.

Os quartos da casa, que é octagonal, foram desenhados para que mais luz do que a média entrasse na casa. E, pelo formato criativo da construção, ela também é mais espaçosa do que o usual.

Todos os quartos estão conectados ao núcleo central de encanamentos e fiação da casa. Para fazer a propriedade acompanhar o sol, um mecanismo é acionado por dois motores elétricos não maiores do que uma máquina de lavar e é controlado por meio de uma tela touch-screen na sala de estar. Assim, quando o casal busca mais sol na casa consegue isso com um simples clique. Na velocidade mais lenta, a casa é capaz de dar uma volta completa em 2 horas.

O casal, que gastou R$ 1,15 milhão na construção e design da casa, disse que a ideia nasceu quando seu vizinhos discutiam como gostariam que fosse a próxima propriedade deles.

Eles comentaram que, se tivessem que começar a construir sua casa novamente, gostariam que ela fosse 14 graus mais ao norte. Ao que Everingham respondeu: “Não seria útil se a casa pudesse se mover?”.

“Naquele segundo, comecei a pensar. Peso? Na média, as casas pesam entre 20 e 30 toneladas. Peso não será a dificuldade. Formato? O formato retangular talvez não seja o ideal. Depois de experimentar formas octagonais e circulares, eu fiquei positivamente surpreso. Criei alguns protótipos”, disse Everingham ao jornal inglês The Daily Mail. “É um lugar mágico para se viver, porque você pode aproveitar ao máximo o clima e os arredores. O único problema é que de vez em quando você fica um pouco desorientado”, afirma. Já pensou dormir e acordar a cada dia com uma paisagem diferente na janela?

Eles têm até um site oficial (em inglês):

http://www.everinghamrotatinghouse.com.au/

(cheque para mais fotos e informações)

Fonte:
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI109690-16367,00-CASA+DE+R+MILHAO+SEGUE+A+LUZ+DO+SOL.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s