Concreto Colorido

De volta do ENAPET, e lendo sobre a aplicação de concreto/cimento colorido que foi divulgada na lista de e-mails da Engenharia… Resolvi pesquisar um pouco mais a fundo. Aqui está!

O concreto colorido pré-moldado permite soluções personalizadas em edificações, pontes, galerias, muros e estradas. A adição do pigmento colorido às grandes lajes dessas construções não interfere na resistência do concreto e confere um visual mais alegre e agradável. Inclusive no caso de estradas, o concreto colorido pré-moldado oferece ainda a possibilidade de ser utilizado como um elemento importante para as sinalizações do tráfego.

São aplicados também em pisos e podem ser associados a texturas, resultando em um efeito muito bom.

O efeito de coloração é obtido através da adição de pigmentos à mistura do concreto, que é feita diretamente no caminhão betoneira, logo após a dosagem dos outros materiais. A porcentagem de adição da solução em pó ou lama pode variar entre 1 e 2% (para a obtenção de cores mais esmaecidas) até 8 a 10% (para conseguir cores mais fortes).

O produto adquire mais realce se misturado com cimento branco, embora os cimentos acinzentados também possam ser utilizados. Além do óxido de ferro, podem ser utilizados também corantes orgânicos, menos eficientes porque não duram muito tempo, pois são afetados pelos raios ultravioleta e resistem poucos anos.

Suas cores são duráveis, mas para se ter um bom acabamento, é preciso ter cuidados com a vibração do concreto, com a qualidade das formas e no momento da retirada das mesmas.

Estádio Soccer City em Johannesburgo:

O concreto colorido é uma solução que alia estética e durabilidade. A possibilidade de realizar um trabalho criativo, brincando com cores e formas em pisos, escadas, muros e calçadas permite o uso em variadas aplicações como residências, condomínios e, inclusive, na revitalização de centros urbanos.

Links:

Site Oficial da Bayferrox

Artigo Técnico – Coloração do Concreto

Artigo Técnico – Pingmentos Inorgânicos da Construção Civil


Fontes:

http://www.portaldoconcreto.com.br/index.php?lingua=1&pagina=color

http://www.bayferrox.com.br/pt/aplicacoes/construcao-civil/concreto-colorido/

http://webmagazine.lanxess.com.br/de/pagina-inicial/melhores-em-campo/concreto-colorido-em-fachadas-e-calcadas.html

http://www.fazfacil.com.br/materiais/concreto_cor.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s