Você moraria em um Container?

A vila de contêineres

Em 1937, o americano Malcom McLean inventou grandes caixas de aço para armazenar e transportar fardos de algodão: os contêineres, hoje essenciais para o comércio na economia globalizada. Mas você aceitaria viver dentro de um? Na cidade de Amsterdã, capital da Holanda, fica a maior vila de contêineres do mundo: com aproximadamente 1000 apartamentos de metal. Ela fica a 4 quilômetros do centro e foi construída para atender à demanda por alojamentos estudantis na cidade. Os contêineres foram comprados na China, onde passaram por uma reforma e ganharam os equipamentos básicos de um apartamento, como pia, banheiro, aquecedor e isolamento acústico. Eles foram levados de navio para a Holanda e empilhados com guindastes para formar um prédio de 5 andares, que foi inaugurado em 2006 e hoje abriga cerca de 1000 estudantes.

Os contêineres são pequenos, cada um tem área interna de aprox. 25 metros quadrados, e o prédio não tem elevador (é preciso subir de escada). Mas, como o aluguel custa 320 euros por mês, barato para os padrões de Amsterdã, ninguém reclama.

Cada unidade também tem uma varanda privada, e o complexo habitacional inclui um café, supermercado, escritórios e até mesmo uma área de esportes. As unidades são organizadas em “blocos”, cada bloco contendo uma unidade de serviços com eletricidade centralizada, internet e sistemas de rede. A Vila de Containers tem telhado integrado para drenagem de águas pluviais eficiente, proporcionando dispersão de calor  e  isolamento para os recipientes de baixo. O complexo foi projetado pela empresa holandesa TempoHousing.

Depoimento:

Passei parte das minhas férias dentro de um container em Amsterdã. E isso não foi nada ruim. Famosa pela arquitetura inteligente, a Holanda tem grandes prédios feitos a partir de caixas de ferro, aquelas que viajam o mundo carregando coisas. Este container em que estou instalada é parte de um conjunto habitacional para estudantes. A Cohab mais simpática da Europa é formada por containers sobrepostos, cada caixa é um apartamento com cara de quitinete (detalhe é que o prédio fica ao lado do grande presídio de Amsterdã, o Bijlmerbajes). Os apartamentos tem, no máximo, 26 metros quadrados com banheiro, cozinha, varanda e aquecedor. No Brasil, as escolas de lata do Pitta (in memorian) eram do mesmo material e viravam um microondas de tão quentes. Mas, de repente, como moradia e acompanhado de um bom ar condicionado… eu moraria em um.”

Luara Calvi Anic

Comercial da TempoHousing:


O sucesso foi tão grande que a empresa responsável pelo projeto já construiu outra vila num subúrbio de Amsterdã – e também está erguendo um hotel na cidade de Yenagoa, na Nigéria, para turistas que quiserem ter a experiência de dormir num contêiner. Mas com acomodações de luxo – lata por fora, quatro-estrelas por dentro.

Update:

Link interessante:

Grupo IRS – Blog sobre containers

Outro Link interessante:

Reciclando e criando belos espaços dentro de containers

Fontes:

Revista Superinteressante

http://revistatpm.uol.com.br/blogs/aparedelaranja/2010/01/07/meu-container-e-meu-castelo.html

http://www.tempohousing.com/projects/keetwonen.html

Anúncios

6 pensamentos sobre “Você moraria em um Container?

  1. Boa tarde
    Essa matéria é muito interessante sobre containers. Eu mantenho um blog sobre containers http://www.grupoirs.com.br/blog eu gostaria de saber se você poderia colocar esse link na matéria que você fez, para as pessoas saberem mais sobre o que é possivel fazer com containers. Fico aguardando o seu contato.

    Muito Obrigado

  2. Adorei a idéia..quero saber o que posso fazer para saber mais detalhes e até mesmo adquirir ou inventar outro projeto para ser desenvolvido pois tenho um terreno de 7×15 a a idéia a principio era fazer 6 aptos com garagem 3 no 1ºpiso, 3 no 2º e uma área de lazer no terraço…acho que com a idéia de casa-container pensei rapidamente numa espécie de kitnetes-conteinere e quem sabe fazermos uma ótima parceria….no aguardo

  3. Pingback: Primeira ponte construída com containers | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s