Os 10 prédios mais altos do mundo

Criados para abrigar humanos e suas atividades no mundo moderno, os prédios são grandes maravilhas da engenharia. Algumas construções contaram com nomes de peso da arquitetura e se tornaram verdadeiras obras de arte – e até mesmo cartões-postais das cidades onde foram construídos. A engenharia definitivamente consegue superar seus desafios dia após dia. Em construção ou já erguidos, aqui vai uma lista dos prédios mais altos do planeta.

10º lugar: Two International Finance Center

Hong Kong, China – 412 m

Construído entre 2000 e 2003, o complexo IFC é uma das atrações de Hong Kong, com seus 88 andares de escritórios, hotéis, residenciais e shoppings com marcas de luxo. O arquiteto Cesar Pelli ganhou um concurso internacional para desenhar a construção. Na tradição de arranha-céus verdade, o design do Two IFC é simples, forte e memorável.


9º lugar: Jin Mao Building

Xangai, China – 420 m

Ao lado do Shanghai World Financial Center, a torre Jin Mao parece pequena, mas foi a maior da China por quase dez anos. A construção comporta escritórios e um luxuoso hotel na capita chinesa. Com 88 andares, 130 elevadores, atingindo uma altura de 420,5 metros e área de construção 290 mil metros quadrados, Jin Mao Tower, que significa literalmente  “Gold Luxúria Building”, em chinês, é uma combinação perfeita de estilo arquitetônico tradicional chinês e tecnologia moderna do mundo arquitetônico.

Sobre o Edifício (em inglês)

8º lugar: Trump International Hotel & Tower


Chicago, EUA- 423 m

Terminado em 2009, o segundo prédio mais alto de Chicago tem 98 andares e é o maior residencial do mundo. Do 17º ao 27º andar, encontram-se 339 quartos cinco estrelas e suítes tipo estúdio ou de dois quartos, com a tradicional marca dos negócios do empresário Donald Trump.  O edifício é a maior estrutura em fôrma do mundo. Moldes de concreto vem sendo usados, pois o uso da tradicional estrutura de aço requer uma estrutura que pode ser muito maior para o tamanho da propriedade, proporcional a altura da planta do edifício. O concreto líquido permite que andares sejam construídos apenas bombeando concreto centenas de metros acima do nível do solo.

7º lugar: Willis Tower (antiga Sears Tower)

Chicago, EUA – 442 m

A Sears Tower já foi o prédio mais alto do mundo – logo que foi construído, em 1974. Atualmente, é o mais alto da América do Norte. O arquiteto Bruce Graham utilizou uma forma de construção tubular para dar estabilidade contra os fortes ventos da região. Seus 442 metros de altura e seu formato diferente lhe renderam o apelido de “árvore de Natal”.

6º lugar: The Petronas Towers

Kuala Lumpur, Malásia – 452 m

As torres gêmeas de Kuala Lumpur, na Malásia, levaram mais de seis anos para serem construídas (de 1993 a 1999) e os 88 andares consumiram 36,9 mil m³ de aço. Uma das marcas de sua arquitetura, a ponte que liga os dois prédios está suspensa a 170 m de altura no 41º andar. Foi projetada por Cesar Pelli e tem design inspirado no islamismo, com suas pontas em forma de estrela de oito pontas.

Desenho e Construção (em espanhol)

5º lugar: International Commerce Centre (ICC)

Hong Kong, China – 484m

Um empreendimento único com um luxuoso desenvolvimento comercial do espaço residencial, varejo moderno e dois hotéis seis estrelas em um único local. Inaugurado em 2010, a construção tem 484 metros de altura e seu projeto arquitetônico leva a assinatura dos escritórios MTR Corporation Limited e Sun Hung Kai Properties (SHKP), responsáveis pelas obras no metrô de Hong Kong. Os 118 andares se tornaram símbolo do poder econômico chinês.

Especificações (em inglês)

4º lugar: Shanghai World Financial Center

Xangai, China – 492m

O prédio mais alto da China foi finalizado em 2008, após cerca de 11 anos em construção. A construção que se assemelha a um abridor de garrafas conta 492 metros de altura e tem essa forma para reduzir a pressão do vento na construção. Outra ideia do escritório de arquitetura Kohn Pedersen Fox Associates P.C. foi sugerir o formato da lua para o simbolismo chinês. No centro financeiro da capital chinesa, a construção oferece escritórios, shoppings, centro de convenções, um luxuoso hotel entre os andares 79 e 93, além de um observatório no 100º andar – apenas um abaixo do último.

Dados Gerais da Construção (em inglês)

3º lugar: Taipei 101


Taipé, China – 508 metros

A construção mais alta do mundo por cerca de três anos (de 2004 a 2007, quando o Burj Khalifa ultrapassou a marca ainda em construção) tem 101 andares, 61 elevadores e 1.839 vagas de garagem. Inaugurada em 2004, a torre foi construída para aguentar ventos de até 200 km/h e os terremotos ocasionais de Taiwan. O projeto de C.Y. Lee & Partner mostra claras influências da cultura chinesa em sua arquitetura, que lembra uma pagoda e tem formato de folhas de bambu. Seu elevador é considerado o mais rápido do mundo. Haja velocidade para subir 101 andares!

Estrutura (em inglês)

2º lugar: Busan Lotte Tower (Lotte World II)

Busan, South Korea – 510 m

A torre é o marco central do novo Complexo Busan Lotte e a construção está sendo realizada em duas fases. A primeira fase inclui uma loja de departamento e cinema, que foi concluída em 2009, enquanto a segunda e maior fase incluirá um hotel de luxo, uma plataforma de observação, escritórios e centros culturais em um arranha-céu de 110 andares.  O projeto do arranha-céu assemelha-se a um navio em pé, com grandiosas curvas  refletindo o porto da cidade. O estacionamento subterrâneo da torre será capaz de cabrigar mais de 2.400 carros. Sua conclusão está prevista para 2013.

1º lugar: Burj Khalifa

Dubai, Emirados Árabes – 828 m

(clique na imagem para ampliar)

Iniciada em 2004, a torre de vidro de 160 andares e utilizou 330.000 m³ de concreto, além de 31,4 mil t de barras de ferros. O prédio se ergue entre o deserto e o mar como um ícone arquitetônico visível a 95 km de distância. A construção, que dispõe de mais de 1 mil apartamentos, escritórios e um luxuoso hotel Armani, é o elemento central de um projeto de US$ 20 bilhões.

Destaques da Construção (em inglês)

Fontes:

http://www.passaporte77.com/blog/os-10-predios-mais-altos-do-mundo/

http://www.desbaratinando.com/2010/04/hoje-iremos-conhecer-os-10-predios-mais.html

http://nolimits.terra.com.br/2010/04/19/conheca-os-10-predios-mais-altos-e-alucinantes-do-mundo/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Trump_International_Hotel_and_Tower_%28Chicago%29

Jin Mao Building – 420 m

Ao lado do Shanghai World Financial Center, a torre Jin Mao parece pequena, mas foi a maior da China por quase dez anos, com seus 88 andares e 130 elevadores. A construção comporta escritórios e um luxuoso hotel na capita chinesa.
Anúncios

17 pensamentos sobre “Os 10 prédios mais altos do mundo

  1. Tanta tecnologia e bilhões de dolares gastos.E a mizeria e a fome predomina no planeta.
    E possivel um dia assistir o fim da mizeria e a fome?

  2. Pingback: A imponência do Burj Khalifa « Construção Civil

  3. Pingback: A nova Torre de Energia Solar « Energia Inteligente

  4. Um detalhe errado, se o 10° lugar tem 412 metros, e o Empire state building? Ele tem 428,5 metros de altura, e o Outrait Center, tudo bem ele caiu mais esta sendo erguido novamente ele é mais alto que o Empire.

  5. A lista é atualizada, o IFC (o 10º) tem 415m (não 412) que é a mesma altura de uma das torres do World Trade Center original. O WTC foi destruído e a nova torre ainda não está pronta, por isso acho que ela não se encaixa na lista no momento. O Empire State tem 381m de altura até o telhado, o que é sua altura oficial. Até a antena ele tem 443, mas ai não conta. Na minha opinião o Trump international Tower deveria estar fora, o IFC em 9º, o Jim Mao em 8º e o Empire State em 10º, pois pelo o que eu sei, a altura dos arranha céus é medida pelo telhado. Nesse quesito o Empire State supera o Trump, mas o Trump o supera pela antena. Mas se contar com a altura da antena do Empire State ele será bem mais alto que o Trump. Assim como as Petronas deveriam estar bem atrás do que está, pois seus 452m são conseguidos pelo seu pináculo decorativo (a bosta da antena que os idotas colocaram para falar na época qu elas eram as mais altas do mundo). A minha Lista ficaria assim:

    10º Petronas Twin Towers – 378m (Telhado)
    9º Empire State Building – 381m
    8º Two International Finance Center 415m
    7º Jim Mao Tower 421m
    6ºKingkey 100 – 441m
    5º Willis Tower – 442m
    4º International Commerce Centre – 484m
    3º Shanghai World Financial Center – 492m
    2º Taipei 101 – 509m
    1º Burj Khalifa – 828m

    Desculpem pelo meu longo comentário, se que muitos discoradm da minha lista, ams essa é a minha opinião.

  6. esse predio que esta em 1 lugar e quase do tamanho da montanha de onde eu mora essa montanha tem 1123 metros de altura esse predio e quase do tamanho o nome da montanha ibituruna

  7. Pingback: Cidade Vertical « Pet Civil – UFJF

  8. Pingback: Cidade Vertical

  9. Pingback: Os maiores arranha-céus: Petronas Twin Towers | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s