O Sonhado Intercâmbio

A DIFERENÇA NO MUNDO CORPORATIVO


Ao sair da faculdade, jovens profissionais encontram um mercado cada vez mais competitivo e exigente. Requisitos que hoje vão além da formação superior, proatividade e comprometimento com a empresa. Fluência numa segunda língua, cursos extracurriculares, maturidade, empreendedorismo – enfim, o que não faltam são requisitos que conseguem eliminar boa parte da concorrência – o que só é vantagem quando você não é a parte eliminada.

A experiência de viver em outro país proporciona ao profissional conhecer hábitos diferentes, abrindo uma nova perspectiva, com isso o intercambista precisa se adaptar a um novo ambiente, enfrentar desafios e crescer, como pessoa e profissional.

Mas vale lembrar que o programa de intercâmbio não é a tão sonhada viagem para Disney, ou qualquer viagem que se vá a passeio para o exterior. O intercâmbio que vale como diferencial é o intercâmbio cultural no intuito de estudar e/ou trabalhar no país de destino, com isso permanecemos mais tempo no outro país e o resultado é a qualidade na troca que pode ser de experiências, cultural, comercial, entre outros sentidos, já que muitos jovens têm como objetivo não só aprender uma nova língua, mas também se divertir. Mas além de toda a diversão, fazer um intercâmbio hoje é uma alternativa conveniente de crescer profissionalmente. A maioria das empresas leva em consideração uma experiência no exterior durante o processo de seleção para uma vaga.

Ter um intercâmbio no currículo é sempre um diferencial. Experiência internacional, contato com novas culturas e domínio de outro idioma contam pontos positivos na carreira. Quem consegue aliar a viagem ao aprimoramento profissional, com conhecimentos paralelos àqueles adquiridos em sala de aula, se torna mais competitivo no mercado.

Quando o assunto é reconhecimento profissional na volta ao Brasil, Luciane Stallivieria, assessora de relações internacionais da UCS (Universidade de Caxias do Sul) acredita que o universitário que teve a oportunidade de passar pela experiência internacional terá mais valor para o mercado. “A vivência no exterior faz com que o candidato seja mais disputado pelas empresas, na medida em que ele também saiba vender seu peixe. O importante é dominar idiomas estrangeiros, ter postura frente ao contratante e valorizar as experiências que passou”, aconselha ela.

DICAS para o futuro intercambista

Antigamente este sonho era visto como impossível, às vezes pelos altos preços cobrados em passagens, acomodações e escolas; às vezes pela dificuldade em aceitar um desafio tão grande. Mas, hoje em dia, essas dificuldades foram superadas e a chance de ter uma experiência como esta é cada vez maior.

  • PLANEJAMENTO

Se você está interessando em fazer um intercâmbio, deve planejar tudo com pelo menos seis meses de antecedência. Você tem que saber para onde está indo e se preparar para superar possíveis contratempos. Além do país, é preciso ter orientação sobre a cidade, tipo de acomodação, transporte, tipo de curso, instituição de ensino, duração e, ainda, o período de aula. Para que o choque cultural seja menor é importante que se tenha uma maior identificação com as opções oferecidas e que tenham o seu perfil.

  • ESCOLHA BEM SEU CURSO/PROGRAMA

A primeira decisão a ser tomada é descobrir qual o programa mais adequado para seu caso. Isto é influenciado pela sua idade, seu grau de escolaridade e suas pretensões num país diferente.
Para aqueles entre 18 e 26 anos o ideal são os cursos de graduação, pós, mestrados, doutorados ou até mesmo os cursos de idiomas de curta duração. Para isso é preciso que o estudante se informe bem sobre a instituição de ensino que irá freqüentar. A principal preocupação deve girar em torno das especificações do curso, se ele oferece aquilo que o aluno espera em relação ao conteúdo programático, aos professores, às edificações e também ao acolhimento de estrangeiros.
Além destes, existem ainda os programas de intercâmbio para executivos e jovens trabalhadores que podem sair do país para freqüentar um curso de MBA, participar de trainees ou estágios.

  • SEJA TOLERANTE

Lembre-se sempre que viajar para o exterior é adequar-se aos costumes deles e não o contrário. As demais tradições são bem diferentes da nossa e prezam bastante os seus valores e a sua identidade cultural.
A experiência fora do Brasil vai trazer-lhe muitas responsabilidades já que você vai estar longe das pessoas que te amam e cuidam de você. É difícil ouvir uma opinião desfavorável ao intercâmbio, a não ser quando o estudante não está bem preparado.

  • RECURSOS

Nunca saia do país sem ter um seguro saúde que compreenda todo o período de sua viagem. No exterior, os hospitais públicos não costumam atender estrangeiros e o atendimento particular é muito caro.
Para economizar faça a carteira de estudante mundial e tenha descontos em cinemas, alimentação, museus, parques e teatros.

  • PROCURE INFORMAÇOES

Tente obter o máximo de informações: o custo de vida, os gastos extras, os melhores lugares da cidade para ficar, como é o ensino da faculdade para onde você vai etc. Não confie em uma fonte apenas, pergunte para o máximo de pessoas que conseguir, assim, você terá uma noção melhor e mais confiável, além de poder comparar as experiências e ter a certeza de que você vai encontrar aquilo que realmente procura.

Empresas de Intercâmbio em Juiz de Fora
EF Education First
AIESEC
True Experience
CI

Mais Dicas:

http://www.vestibular.brasilescola.com/intercambio/
http://turismo.news.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=60&Itemid=1

Fontes:

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-importancia-do-intercambio-para-a-carreira/27422/

Universia

Anúncios

Um pensamento sobre “O Sonhado Intercâmbio

  1. Pingback: Quarta Universitária – O Sonhado Intercâmbio – Parte 2 « Pet Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s