O estádio com isolamento acústico para a Copa do Mundo

Quando a Copa do Mundo começar na África do Sul, 69.070 fãs do futebol no estádio da Cidade do Cabo vão berrar a plenos pulmões. Mas graças à engenharia, as pessoas que moram perto do estádio não vão ouvir nem um pio.

O estádio a céu aberto fica no elegante bairro de Green Point, onde os moradores ficaram preocupados com o barulho da multidão. Para reduzir o volume dos torcedores ao mínimo para quem está fora do estádio, uma equipe de design da empresa alemã de engenharia Schlaich Bergermann cobriu a estrutura com o teto de vidro mais grosso do mundo.

O teto de 37.000m² consiste em 9.000 painéis de vidro de 1,3cm de espessura, dispostos em um anel acima das arquibancadas, e uma superfície de uma combinação de Teflon e fibra de vidro suspensos abaixo do vidro. Juntos, eles vão refletir os gritos da torcida de volta para o campo e arquibancadas (provavelmente dando vantagem ao time com a torcida mais forte) para evitar que o barulho escape pelo buraco no centro do estádio.

O teto também vai proteger os fãs do tempo conhecidamente instável da Cidade do Cabo. Quem mora lá diz brincando que dá para sentir as quatro estações do ano em um dia só, por causa do vento que decorre da convergência próxima à cidade de duas correntes oceânicas: quente do Oceano Índico, e frio do Oceano Atlântico. Combinado aos ventos turbulentos da Table Mountain, os temporais podem chegar a mais de 80km/h. A forma côncava do teto desvia o vento e o redireciona ao redor do estádio. [Gizmodo]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s