Casa de Isopor

Devido a questões ambientais, econômicas e de utilidade, cada vez mais se procuram formas de substituir matérias primas por outras mais resistentes, baratas, e que de preferência não agridam o meio ambiente. Na construção civil o isopor é um desses materiais.

Pode parecer estranho para alguns, mas casas de isopor não só existem como são bastante viáveis. Isso por que o isopor possui certas vantagens como: isolamento térmico e acústico, leveza, praticidade, resistência, além de dispensar vigas e pilares. Você deve estar imaginando aquele isopor de caixas que se levam para a praia, mas não se preocupe! O isopor usado na construção(mais conhecido como EPS) é bem mais denso além de ser posteriormente revestido com concreto, o que torna a parede da mesma espessura da tradicional além de permitir qualquer tipo de acabamento.

O tempo de execução da obra é bem menor já que basta praticamente encaixar as peças pré moldadas. O preço, entretanto, acaba sendo parecido – apesar do material ser mais barato gasta-se com mão de obra especializada, e o resultado…bem você pode conferir!Em países desenvolvidos essa ideia já é bem difundida. Em Kyushu no Japão, por exemplo, há um resort que usa essa técnica em suas hospedagens.

Na Holanda o isolamento térmico proporcionado pelas paredes ajuda a diminuir o consumo de energia dentro das casas.

E mesmo aqui no Brasil já existem empresas especializadas que investem na idéia. Para quem se interessou alguns links seguem abaixo.

Fontes: Tese – Estudo comparativo entre painéis verticais compostos por EPS e tijolo cerâmico de oito furos como isolantes térmicos para cidade de Cuiabá; Cybervida

 

Anúncios

3 pensamentos sobre “Casa de Isopor

  1. Gostei do que li. Tenho um projecto que visa construir casas sociais ao custo máximo de 35.000.00 USD, para T3 ou T2. Estou interessado em mais informações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s