Como é possível?

Os homens produziram novas variedades vegetais e animais, alteraram a composição de solos, converteram matas em pastagens e criaram estufas para plantas. Também desviaram cursos de rios e desenvolveram formas de canalizar a energia presente na natureza.

Mas a capacidade humana ainda não está nem próxima de seu limite. Para comprovar isso, não faltam mistérios envolvendo estruturas que nos impressionam através do tempo…

Machu Picchuu


Machu Picchuu, a misteriosa cidade dos Incas, mistura o real e o imaginário em doses perfeitas. Desde sua descoberta em 24 de julho de 1911, pelo norte americano Hiram Bingham, Machu Picchuu é considerado um dos monumentos arqueológicos e arquitetônicos mais importantes do mundo.

A cidade foi construída a 2.400m de altitude, no topo de uma grande montanha com abismos que chegam a 400m e possui uma área de um quilometro quadrado.

A surpreendente perfeição das construções com pedras encaixadas milimétricamente sem nenhum tipo de material que pudesse uni-las, desperta diversas teorias. Mistérios infindáveis cercam Machu Picchuu.

As Pirâmides de Gizé

As pirâmides de Gizé estão localizadas na esplanada de Gizé, na antiga necrópole da cidade de Mênfis, e atualmente integra o Cairo, no Egito. Elas são as únicas das antigas maravilhas que sobreviveram ao tempo.

O que mais chama a atenção para estes monumentos é o uso de gigantescos blocos de pedra em sua construção, muitos dos quais possuem peso estimado em mais de 200 toneladas. Não há, literalmente, blocos pequenos aqui: cada bloco é enorme, os menores pesando cerca de 50 toneladas. É difícil entender como tais monstros megalíticos foram levantados, manobrados e postos no lugar pelos antigos egípcios.

A construção da pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja “encaixadas”, sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel.

Do tamanho de vários campos de futebol, as pirâmides foram construídas para se adaptarem aos movimentos de expansão e contração sob a ação do calor ou do frio, ou mesmo terremotos e outros fenômenos da natureza, e após 4.600 anos,  sua estrutura seria danificada seriamente sem esse tipo de cuidado.

Escada da Capela de São José

Um mistério de mais de 100 anos ainda intriga os turistas que visitam a cidade de Santa fé, no Estado do Novo México nos EUA. Na Capela Loretto existe uma misteriosa escada cuja construção é creditada a São José.

A Lenda: Em 1898 a Capela passou por uma reforma e um novo piso superior foi feito, porém não foi construída uma escada para dar acesso a este piso. Preocupadas com a situação as Irmãs requisitaram a presença dos carpinteiros da região para ajuda-las a resolver o problema. Porém todos foram taxativos em afirmar que seria difícil construir uma  escada sem afetar o espaço interno da Capela, que já era pequeno. No entanto as irmãs não desistiram e resolveram fazer uma novena para São José, o patrono santo dos Carpinteiros. No último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas procurando trabalho. Meses depois, a escada em forma espiral estava pronta e o carpinteiro havia desaparecido sem receber seu pagamento, nem tampouco agradecimentos pela bela obra deixada.

O que (não) se sabe:  A escada é uma obra extraordinária. Mede 22 pés de altura e possui 33 degraus. Forma 2 círculos completos.

Existem diversas opiniões sobre como a escada se sustenta sem suporte central ou apoios na construção. E um outro mistério é que não se sabe de onde veio a madeira para a contrução da escada, que não é encontrada em nenhum lugar nas proximidades da capela.


Diversão: Construções realmente impossíveis…


Link especial:

www.ilusaodeotica.com

(clique na imagem)


Fontes:

Wikipedia (Piramides de Gizé/ Machu Picchu)

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/machu-picchu/index.php

http://www.sitedecuriosidades.com/ver/piramides_do_egito_-_maravilha_do_mundo.html

http://www.corazones.org/lugares/usa/new_mexico.htm

http://www.taringa.net/posts/apuntes-y-monografias/1745646/El-misterio-de-la-escalera-de-la-capilla-Capela-Loretto.html

Anúncios

2 pensamentos sobre “Como é possível?

  1. Eu sou encantada com as coisas do Egito, pricipalmente as Pirâmides de Gisé. Como a maioria, gostaria de entender como é possivel fazer tais construções de beleze, mistério e complexidade.
    Que maravilha então são os Templos e a Esfinje.
    Estou muito feliz que tenham sites e blogs que mostrem maravilhas como estas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s