Pontes Notáveis

Nunca se saberá ao certo quem construiu a primeira real estrutura de ponte. Nosso conhecimento dos dias passados se desvanece quanto mais longe olhamos para o passado. Podemos assumir que nós, homens, em nossa busca por comida e abrigo dos elementos aliada à nossa curiosidade natural, começamos a explorar o ambiente selvagem. Atravessar pântanos e rios com eficiência significava, então, uma questão de sobrevivência e progresso, e as pontes pertencem às mais velhas estrutras já contruídas.

As pontes mais antigas consistiam de materiais naturais disponíves, principalmente madeira e pedra, e corrimãos simples de cordas feitas à mão. De fato, existem um punhado de pontes ainda de pé que são datadas da pré-história…

A Ponte Mais Antiga do Mundo



Numa povoação de Lancashire encontra-se a que é considerada a mais velha ponte do planeta. Apesar de tosca e simples, a Clam Bridge tem uma forte ligação ao passado. Crê-se que foi construída durante o neolítico e já viu durante mais de 10.000 anos muita água passar-lhe por baixo.

A Ponte Mais Extensa do Mundo

A Causeway do lago Pontchartrain (em inglês Lake Pontchartrain Causeway), é constituída por duas vias paralelas que atravessam o lago Pontchartrain numa extensão de 38.422 metros, constituindo a ponte mais extensa do mundo.

Para suportá-las, há mais de 6000 pilares de concreto assentados no fundo do lago, que tem uma profundidade média de apenas 4 metros, exceto no canal de navegação onde atinge 45 metros.

A Ponte com o Maior Vão do Mundo

A Ponte Akashi-Kaikyo, localizada no estreito de Akashi (Japão) entre a cidade de Kobe e a ilha Awaji, faz parte de uma rede nacional de estradas que conecta as ilhas Honshu, Awaji e Shikoku com o objetivo de estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês.

Além da fundamental importância para o desenvolvimento da ilha Awaji, o tamanho da ponte é outro fator que chama a atenção. Concluída em 1998 com 3911 m de comprimento total e 1991 m de vão central, a Akashi-Kaikyo tornou-se a ponte com o maior vão do mundo.

* O vão central da Akashi-Kaikyo é 580 m maior que o da Ponte Humber (Inglaterra – 1981); 692 m maior que o da Ponte Verrazano-Narrows (EUA – 1964); e 710 m maior que o da Ponte Golden Gate (EUA – 1937); todas estas pontes bateram o recorde de vão na época de sua inauguração.

* A Akashi-Kaikyo conquistou três recordes na época de sua abertura: o de vão mais extenso, o de ponte mais alta e o de ponte mais cara (4,3 bilhões de dólares).

* Durante os dez anos de construção, nunca houve um acidente fatal na Akashi-Kaikyo. (Tá aí povo de Segurança no Trabalho!) =D

A Ponte Mais Alta do Mundo

A Ponte de Millau, localizada a sudoeste da França e entregue ao tráfego recentemente,  desafia as leis da física, ultrapassando o obstáculo topográfico representado pelo vale do Rio Tarn numa extensão de 2460 metros de autopista e altura de 343 metros, superando a Torre Eiffel, tendo sido projetada para descongestionar o tráfego e diminuir em mais de 100 quilômetros a rota que conecta Paris ao Mediterrâneo.

Pesa 400.000 toneladas, resiste a ventos de 210 quilômetros por hora e custou 300 milhões de euros, arregimentados entre sete países europeus que ainda participaram de sua construção, entre eles a Espanha. O desenho da obra é do arquiteto britânico Sir Norman Foster.

Imagens ampliadas (arrepiantes):

Millau 1

Millau 2

A Ponte Mais Bonita do Brasil do Mundo


Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, a ponte JK rapidamente virou mais um ícone de Brasília estampado em cartão postal, especialmente à noite, quando sua teatralidade fica ainda mais em destaque. Devido a qualidades estéticas e harmonia ambiental da Ponte JK, o arquiteto da obra, Alexandre Chan, recebeu em 2003 a Medalha Gustav Lindenthal, outorgada pela Sociedade dos Engenheiros do Estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Por causa deste prêmio, a estrutura ficou localmente conhecida como a ponte mais bela do mundo. A ponte também foi a vencedora do Prêmio Abcem 2003 – Melhores Obras com Aço do Ano, na Categoria Pontes e Viadutos, outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica.

Curiosidade – Fundações dos arcos

Foi adotado um conjunto de 30 tubulações verticais, com a camisa metálica de 1,90 metros de diâmetro, executado sob ar comprimido, com base alargada para o diâmetro de 4 metros após a penetração de 8 metros na camada de quartzito alterado/fraturado.

Os blocos de fundações medem 23 x 30 x 3,50 metros e foram feitos através de um caixão de concreto, executado fora d’água e na sua posterior submersão, até alcançar 80 cm abaixo da cota básica do Lago.

Diversão: Prêmio 2010 – A Ponte Mais Bem-Estruturada do Mundo

Vai encarar? =D

Link especial:

10 Most Beautiful Bridges in the World

Fontes:

Wikipedia

http://opaquio.blogspot.com/2007/10/ponte-mais-alta-do-mundo.html

Estudo sobre a evolução das pontes –  http://scholar.lib.vt.edu/theses/available/etd-120199-224950/unrestricted/09lucko_chapter2.pdf

http://curiosidadesnanet.wordpress.com/2009/05/22/pontes-assustadoras/

Anúncios

6 pensamentos sobre “Pontes Notáveis

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar o blog e dizer que comaçamos com o pé direito, visto que as matérias postadas são muito boas.
    Tenho certeza que sempre acharemos coisas interessantes para serem lidas aqui.

    Parabéns

  2. Vocês viram as imagens da ponte de Millau? Muito maneiras né, dá até vertigem!! rss

    Quando se compara com a primeira ponte, a Clam Bridge, é que pensamos: dá-lhe tecnologia!!
    =D

  3. Pingback: 7 Maravilhas da Engenharia Moderna! – Parte 2 « Pet Civil – UFJF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s