Construção em Terrenos Inclinados

SK IMG 01

Erguer uma casa em um terreno em aclive ou declive pode representar maiores dificuldades do que a construção em um terreno plano. Em algumas cidades terrenos planos são raridade, por isso, nem sempre é possível fugir dos terrenos inclinados. Em outros casos, a compra de um lote com declividade pode ser uma boa opção, já que geralmente eles apresentam menor preço.

A elaboração dos projetos pode exigir uma boa dose de criatividade por parte dos projetistas e arquitetos, mas todos os desafios são compensados por diversas outras vantagens.

Aproveitando o espaço

Saber aproveitar o espaço é essencial, caso isso não seja feito da forma correta os ambientes podem ser pouco aproveitados. Para vencer a inclinação podem ser adotadas duas soluções básicas: a construção em vários níveis ou o nivelamento do terreno.

O nivelamento é uma alternativa mais cara, porém nem sempre dispensável, ainda mais quando a o desnível é extremo. A economia fica por conta da criatividade, no declive por exemplo, pode-se utilizar a parte inferior para alocar a garagem e construir a casa sobre ela, dessa forma evita-se a necessidade de realizar o nivelamento. No aclive, quando o nível da rua é mais baixo que o restante do terreno, pode-se optar por afastar a casa da rua e transformar a parte frontal em um jardim, bastando construir uma escada que leve até a porta de entrada da casa, pois esta estará mais alta.

Casa em aclive com jardim frontal

Casa em aclive com jardim frontal

Para construir em níveis, também há soluções simples, uma vez que adequando a planta de sua casa é possível evitar que os cômodos sejam cortados por degraus, construindo cada um em um determinado nível. Nesta situação porém, uma grande quantidade de degraus é inevitável.

A segurança

Muro de arrimo

Antes de começar a construir, o terreno deve ser preparado conforme o projeto. Ao avaliar o projeto são escolhidas as melhores formas de assegurar a segurança, seja por meio de contenções, muros de arrimo, cortinas de concreto, etc. A necessidade de utilização destes artifícios é definida pelo próprio projeto e a situação da geografia do terreno, cada solução deve ser avaliada caso a caso, calculando-se as vantagens e indicações em cada uma.

Ainda assim, muitos ficam com um pé a trás quando se trata de comprar um lote em desnível. É claro que um bom profissional deve ser consultado, para que a estrutura seja planejada de maneira correta. Em qualquer obra existem riscos quando alguma etapa não é bem executada, de forma que a inclinação não deve ser um problema.

Vantagens

Design – Um terreno em morro pode, e deve, ser ter sua inclinação aproveitada. Em grandes altitudes, quase sempre os lotes oferecem uma vista privilegiada, fator que pode ser aliado ao projeto. Belíssimas casas pelo mundo são feitas nos lugares mais inóspitos e, o que parecia ser um problema, se torna o grande diferencial de um projeto.

Economia – mesmo quando a localização não é das melhores, outras vantagens podem ser aproveitadas. O preço destes lotes é bem menor em relação aos demais. E por isso, os gastos provenientes da adequação do terreno podem ser compensados neste quesito.

Aproveitando a inclinação – Pode ser um grande aliado na irrigação. Canalizando as águas de lavagem, como por exemplo, da máquina de lavar roupa, pode se ter o jardim sempre úmido.

Jardins – No plantio da vegetação, fica mais fácil explorar as texturas e cores das plantas, pois criam-se planos e uma não esconde a outra. A vegetação, inclusive, pode ser usada como disfarce para o desnível do terreno. Outra opção ainda é inserir quedas de água que, justamente pelo desnível, ficarão bem naturais.

Fontes: Revista Abril, O projeto ideal, IG, Gazeta do povo,

About these ads

3 comentários sobre “Construção em Terrenos Inclinados

  1. Pingback: Férias | PET Engenharia Civil - UFJF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s